Medida valerá em todo o estado e trata-se de uma resolução da Secretaria de Estado da Segurança.
Em 7 de outubro – data do primeiro turno da eleição municipal – a venda de bebidas alcoólicas ficará proibida entre 4 horas da manhã e 18 horas. A medida valerá em todo o Paraná e trata-se de uma resolução da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp).
A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã desta quinta-feira (27).
A resolução 192/2012 foi assinada em 11 de setembro, quando o secretario de Estado da Segurança Pública ainda era Reinaldo de Almeida Cesar. A troca no comando da pasta ocorreu em 13 de setembro. O novo titular da segurança é Cid Vasques, que comandava a Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral.
Lei Seca no Paraná
Diferente da eleição de 2010, o governo do Paraná proibiu a venda de bebidas alcoólicas em todo o estado durante a votação neste ano. Estabelecimentos que forem flagrados vendendo bebidas alcoólicas poderão ser fechados no dia do pleito. Empresários do setor reclamam da medida desde o mês passado.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, afirmou que não há necessidade de uma medida restritiva no Paraná. “Quem causa problemas no dia da eleição é o político e não o trabalhador”, resumiu ele. O presidente da Abrabar disse que ainda espera que o novo titular da Sesp altere a resolução.“Ainda estamos negociando com o novo secretario [Cid Vasques]”, afirmou.
Apesar de discordar da resolução, Aguayo disse que a medida já prejudicou mais o setor em outros pleitos. “Pelo menos a Lei Seca não irá durar 24 horas nessa eleição”, destacou o presidente da Abrabar.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) informou à Gazeta do Povo que existe a possibilidade de ocorrer mudanças com relação à atual resolução Lei Seca no Paraná, porém, não confirmou se realmente algo será alterado.
A Sesp confirmou que Vasques ainda negocia com a Abrabar e que bastaria o novo secretario assinar uma nova resolução para haver mudanças.
Até a manhã desta quinta-feira, a resolução 192/2012 ainda está em vigor, ou seja, a venda de bebidas alcoólicas está proibida entre 4h e 18h, em 7 de outubro, em todo o estado.
A reportagem é de Fernanda Leitóles – Gazeta Maringá