A pandemia do coronavírus mexeu com a vida de milhões de pessoas por todo o planeta. De uma hora para outra, foi preciso ficar em casa, sem contato físico com familiares, amigos e até vizinhos. O objetivo é evitar a propagação do coronavírus. Mas isso trouxe outros riscos à saúde das pessoas. “O que pode vir a acontecer depende muito do perfil de cada um. Se uma pessoa é sociável, gosta de sair e de interagir, pode se se sentir deprimido, sofrer com insônia, dores de cabeça. O mesmo ocorre com quem tinha uma rotina de atividades físicas regular e, em casos intensa e, de uma hora para outra teve que parar com tudo”, disse o professor Raphael Bonatto, instrutor da Sipat 2020 do Sistema Ocepar.
Cuidado com o peso – No aspecto físico, segundo ele, o fato de movimentar-se menos, pode desencadear dores musculares e aumento de peso. “A elevação do peso corporal é um gatilho para muitos problemas, com o colesterol alto. É preciso ficar atento a isso, até mesmo pelo fato de que a maioria das mortes causadas pelo coronavírus ocorreram em pessoas com comorbidades, entre as quais, a obesidade”, alertou.
Hábitos saudáveis – Para discutir o impacto da pandemia na saúde física a mental dos funcionários, a Cipa do Sistema Ocepar programou três encontros online. No primeiro, realizado na última segunda-feira (17/08), foi conversado sobre os benefícios da atividade física regular, prevenção de doenças, fortalecimento da imunidade, hábitos prejudiciais e suas consequências, hábitos saudáveis e suas consequências. “O objetivo da Sipat 2020 também inclui ouvir os funcionários, conhecer suas rotinas e o que eles têm feito, cada um dentro da sua realidade, para evitar que o isolamento social prejudique a sua saúde física e mental”, explicou Raphael Bonatto.
Programação – A Sipat 2020 tem encontros programados para esta quarta-feira, dia 19, e sexta-feira, dia 21, às 16h30 pela plataforma Microsoft Teams. Os assuntos incluem os pilares da inteligência emocional, adaptabilidade e autoconhecimento. Também serão passadas dicas de como adotar uma rotina saudável e de atividades que podem ser feitas em casa, como técnicas de respiração e meditação, exercícios usando o próprio peso do corpo ou objetivos de fácil acesso, como garrafas pets e cabo de vassoura.
Sobre o instrutor – Raphael Bonato é formado em Educação Física, com especialização em Fisiologia do Exercício. É atleta profissional, na categoria ultramaratona (42 km). Foi finalista das maiores ultramaratonas do mundo, incluindo BR 135 (10x), Badwater, Comrades, provas de 12h e 24h. Seus feitos incluem correr de Foz do Iguaçu até Curitiba (700Km), percorrer 27 maratonas em 27 dias seguidos nas 27 capitais brasileiras. Também foi finalista do Desafio Discovery América Latina. É empresário segmento esportivo, sendo proprietário da Academia Studio Corpo Livre, em Curitiba, e da Go On Outdoor, empresa de assessoria esportiva que atende atletas do Brasil inteiro. Sua experiência lhe rendeu convites para ministrar palestras sobre a utilização de técnicas vencedoras na vida e nos negócios.
OCEPAR – Quarta, 19 Agosto 2020 08:11