No programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) a UEM (Universidade Estadual de Maringá) verificam como a pandemia de covid-19 está trazendo impacto na área do agronegócio e cadeias produtivas, de modo a popularizar essas informações e contribuir com o setor.
Ao considerar a vida dos trabalhadores no campo e na cadeia produtiva do agronegócio, a pesquisa levanta diferentes contextos para iniciar estratégias apropriadas para cada setor de trabalho indo até ao consumidor final. Toda esta estratégia tem como base ações sustentada para se produzir um caminho eficaz em cada movimento da produção.
Para os pesquisadores é fundamental oferecer subsídios para ações estratégicas e de suporte ao agronegócio no Estado do Paraná e principalmente na região de Maringá de forma que dê capacidade e definir caminhos mais efetivo no enfrentamento ao desafio que essa situação gerou.
De acordo com a docente Sandra Schiavi, uma das líderes do grupo, os pesquisadores estão compilando trabalhos científicos, reportagens jornalísticas, cartilhas e relatórios técnicos de instituições como o Banco Mundial, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês). Os macroassuntos são: 1) Impactos socioeconômicos; 2) O papel do Estado; 3) Trabalho em cadeias produtivas; 4) Saúde e segurança do alimento; 5) Suprimento e segurança alimentar; 6) Incertezas e perspectivas.
Por meio de buscas diárias, os estudiosos levantaram, até o momento, aproximadamente 200 publicações, separadas em seis eixos, para análise e discussão. Para ter acesso ao andamento da pesquisa, clique aqui.
Com assessoria de comunicação da UEM 21/04/2020