A quantidade de contêineres transportados aumentou 8.210% entre 1997 e 2011, passando de 3.459 para 287.428 o número de operações registradas. Este foi outro destaque do Balanço do Transporte Ferroviário de Cargas, divulgado ontem(9) pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
No mesmo período, o número de vagões aumentou de 43,8 mil para quase 101 mil, enquanto a frota de locomotivas passou de 1.154 para 3.045. De todos os dados setoriais, de acordo com o presidente da ANTF, Rodrigo Vilaça, o crescimento do número de contêineres em circulação e o total de vagões destinados a transportá-los foi o que mais o surpreendeu.
“De fato, nossa surpresa maior está relacionada ao crescimento no transporte de contêineres, talvez explicado devido à chegada de novos clientes”, afirmou. De acordo com o dirigente, os contêineres “serão, futuramente, peças fundamentais para levarmos produtos de valor agregado para o interior do país”.
A pesquisa também constatou que, no período de 15 anos analisado pelo documento, a produção ferroviária cresceu 111,7%, alcançando em 2011 290,5 bilhões de toneladas por quilômetro útil. A performance superou em duas vezes o crescimento do PIB brasileiro, que no mesmo período chegou a 54%.
Volume de carga transportada por ferrovias aumenta em 5 milhões de toneladas em um ano
O movimento de cargas por meio da malha ferroviária brasileira cresceu 87,6% entre 1997 (ano em que a desestatização no setor teve início) e 2011. Segundo estudo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), a quantidade de carga transportada por ano subiu de 253,3 milhões de toneladas, em 1997, para 475 milhões de toneladas em 2011. Se a comparação for feita com 2010, a movimentação registrou um aumento de 5 milhões de toneladas.
O setor registra 149% a mais de empregos entre 1997 e 2011, e uma redução de 22% no consumo de combustíveis. De acordo com o Balanço do Transporte Ferroviário de Cargas, divulgado ontem (9) pela ANTF, a produtividade da malha aumentou 111,7% desde 1997. O estudo destaca, ainda, a expansão e a modernização da frota de locomotivas e vagões, e “um salto de mais de 82 vezes” no transporte de contêineres.
“São números expressivos, muito impactantes, até porque a malha pouco cresceu nesses 15 anos”, disse o presidente da ANTF, Rodrigo Vilaça. “Na ideia de revitalização da malha existente, quase nada foi feito pelo Poder Público. As obras anunciadas em 2003 ainda não surtiram o efeito imaginado”, acrescentou.
Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil