Nesta semana, a equipe recolheu 3 adultos na avenida 19 de Dezembro, que foram encaminhados e atendidos pela SASC
– Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
O serviço de abordagem a moradores de rua recolhe e encaminha diariamente pessoas em situação de risco social. O trabalho é feito por 5 equipes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), que percorrem diariamente os bairros da cidade em 3 veículos. O objetivo é oferecer emancipação social aos itinerantes que estejam nas ruas sem abrigo, utilizando a reconstrução de projetos de vida, reduzindo a exclusão, a exposição à violência e o abandono.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, afirma que Maringá é uma cidade com baixa incidência de moradores de rua, principalmente crianças e adolescentes.
“Percebemos que os moradores de rua permanecem nessa condição enquanto recebem dinheiro e comida da população, que faz isso para ajudar. Dificilmente encontramos crianças e adolescentes nas ruas, porque a população sabe que o melhor caminho é acionar a rede de assistência social do município para recolhê-los. Com os adultos, pedimos que a população continue ajudando, mas de outra maneira, basta denunciar para que eles possam ser encaminhados”, solicita.
Nesta semana, a equipe recolheu 3 adultos na avenida 19 de Dezembro, que foram encaminhados e atendidos pela SASC. Após recolher os moradores de rua, a rede de assistência social do município oferece um atendimento imediato com higienização e alimentação, além de avaliação feita por psicólogos e assistentes sociais. O serviço funciona todos os dias, das 8 às 23 horas em regime de plantão.
Pessoas com problemas com álcool e drogas são encaminhadas para tratamento em comunidades terapêuticas como a Aliança da Misericórdia, em Iguatemi.
Segundo o coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Adalto Cesário, a equipe da secretaria também entra em contato com familiares desses moradores de rua caso eles queiram retornar para a cidade de origem, pois muitas vezes se trata de pessoas oriundas de outras cidades. “Se for acertado o retorno, a SASC consegue as passagens e os cuidados para que a pessoa volte para casa em segurança”, explica.
Portal da Inclusão
Moradores de rua que não apresentam problemas com álcool e drogas e não tem para onde voltar são encaminhados para o Portal da Inclusão. O projeto tem capacidade de atender 11 ex-moradores de rua e atualmente está atendendo 4. Ulisses Maia conta que a proposta principal do atendimento no local é atuar efetivamente no pós-tratamento de dependentes químicos e reinserção social.
“O Portal da Inclusão foi implantado pela atual administração municipal em 2006, para prestar atendimento e abrigar ex-moradores de rua. No local, os usuários participam de programas sócio-educativos, recebem encaminhamento para emprego, voltam a estudar, regularizam documentos pessoais e realizam exames médicos. Também oferecemos benefícios de prestação continuada e buscamos resolver questões de aposentadoria para quem tem direito”, ressalta.
O programa funciona em uma casa abrigo devidamente mobiliada que fica na rua São Silvestre, nº 441, Vila Santo Antônio. Os abrigados permanecem na casa em período integral, fazem todas as refeições diariamente e são acompanhados por profissionais durante todo o dia e noite. Durante o dia são oferecidas oficinas e cursos técnicos e no período noturno os abrigados vão para a escola.
Os profissionais do programa trabalham com grupos de dinâmicas e atendimentos individuais. Uma das principais propostas das atividades é o estabelecimento de vínculos entre o ex-morador de rua e a sociedade. No final de semana os abrigados têm liberdade para participar de atividades esportivas e religiosas.
Serviço
Informações com o secretário de Assistência Social e Cidadania, pelo telefone (44) 3221-6405.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá
One Comment
junior faria
achei uma otima iniciativa parabens pelo trabalho de voces que Deus abençoe , eu tenho um programa de tv e gostaria de mostrar o trabalho realizado por voces peço para que entrem em contato (44)3046-4830 ou (44)9924-6051 o nome do programa é ( voce é o sucesso