Vamos começar um ano de 2019 cheio de conflitos, muitas barreiras, mas também com muitas novidades. O Sintracoop está passando por muitas mudanças necessárias por um lado e impostas por outras, como uma nova política contra o nosso trabalhador, mudanças nas Leis trabalhistas e uma grande tensão sobre direitos já conquistados que podem ser perdidos, tensão ainda com respeito a segurança no trabalho enfim, o Sintracoop já enfrentou muitos governos e em todos eles conseguiram chegar na frente, e além de serem vitoriosos ganharam a cada mudança de governo mais experiências visionárias para os transformar e ser cada vez melhor. Então vamos a retrospectiva do Sintracoop neste ano de 2019
Mês de Janeiro 2019
O nosso Delegado Sindical no Sintracoop em Toledo/PR está passando apuro com a Diabete
O nosso companheiro Laureci De Oliveira, Delegado Sindical do Sintracoop em Toledo que representa os trabalhadores nas Cooperativas e suas filiais, tais como: Primato, Lar, Coamo entre outras. Teve uma carreira Sindical prestada com muita dedicação e empenho ao longo destes quase 26 anos de jornada.
Há mais de uma semana, Laureci De Oliveira está internado em estado grave resultado de uma diabete altíssima, e com risco de ter que amputar sua perna. Toda Equipe Sindical do Sintracoop espalhada pelo Brasil e a Fenatracoop, estão em oração por ele e o Sintrascoopa e Sintracoop estão cuidando para que venha a ter o melhor tratamento possível através da Unimed assistência, e torcendo para se restabelecer sem que haja necessidade de amputação.
Nota atualizada: Laureci de Oliveira, está restabelecido pós tratamento depois de ter sido amputada a sua perna, com uma prótese fornecida pela Fenatracoop e algumas fisioterapias, se encontra bem e recuperado, mas alerta com a Diabete.
Matéria editada no dia 04/01/2019
Mês de Fevereiro 2019
Balanço das atividades do Sintracoop em 2018 e as propostas para 2019
A primeira reunião ordinária da diretoria e conselho fiscal da Fenatracoop em 2019 os dirigentes sindicais discutiram diversos temas de interesse da categoria como a extração do rol de reivindicações unificado, prestação de contas, auditoria externa e organização sindical, implantação do sistema confederativo e a previsão orçamentaria para o ano.
Os diretores fizeram um balanço das atividades já realizadas e os desafios do movimento sindical para este ano de 2019 por todos sindicatos filiados pela Fenatracoop no Brasil.
Matéria editada em: 25/02/2019
Planejamento do Sintracoop para ACT 2019/2020
Dentro destas expectativas foram analisados os projetos realizados, sendo aprovada a ampliação do programa: “Saúde do Trabalhador”, e também um novo programa de eventos com novas opções, para o “Turismo do Trabalhador“. O planejamento para o ano de 2019 fora debatido pelos sindicatos: Sintrascoopa e Sintracoop, para analisar as expectativas e necessidades dos associados, e sobre esta ótica, iremos conduzir as negociações e os projetos a serem aprovados, melhorados ou ampliados pelo Sintracoop. Dentro de algumas novidades, em breve os trabalhadores terão acesso a mais um ônibus da acupuntura que deve atender ainda mais trabalhadores. Um projeto que tem trazido inúmeros resultados com a cura de enfermidades, diminuição dos atestados e mais qualidade de vida aos funcionários das cooperativas. E outro programa de eventos para o Turismo do Trabalhador.
NOTA Atualizada: Todo o planejamento fora cumprido a risca pela diretoria.
Matéria editada em: 24/02/2019 ás 18:53
SINTRACOOP: Acupuntura, a saúde de bons resultados na vida e no trabalho nas Cooperativas.
Saúde mental e física, significa não apenas mais qualidade de vida, mas também faz parte da segurança do Trabalhador que acaba sendo induzido ao erro, não apenas por uma distração mas por seu mau estar agravado dia a dia, sobre aquele problema de dor que não mata, mas que repercute sobre suas decisões, condições psicológicas chegando até mesmo prejudicar seu trabalho como resultado.
Cláusulas associadas à saúde psicológica já estão presentes em 26% das convenções e nos acordos coletivos. O Sintracoop reconhece a importância para a uma qualidade de vida dos seus associados e não medem esforços para oferecer uma medicina alternativa que tem demonstrado eficácia surpreendente, que reduz ou até chega a desaparecer os sintomas que dificultaram o dia a dia, chegando a retirar o prazer em trabalhar e até do lazer do nosso trabalhador.
Matéria editada em: 24/02/2019 – ás 11:23
Mês de Março 2019
Sintracoop defende a (PR) Participação dos Resultados para seus associados?
Quando as Cooperativas negociam com o Sindicato a (PR) Participação dos Resultados sobre sua lucratividade anual por dividir com os Colaboradores um percentual, oferecem uma integração motivacional na sua força de trabalho aumentando ainda mais a sua lucratividade. Apesar de ser facultativa este tipo de negociação, já se reconhece pela maioria das cooperativas o quanto isso faz integrar seus trabalhadores a sua filosofia social junto a comunidade.
A única Cooperativa na região Norte, Noroeste, Médio Oeste que não negocia a participação dos resultados com seus trabalhadores é a COAMO, as demais que fazem parte deste território, estão de parabéns.
Matéria editada em: 27/03/2019 ás 17:52
O Sintracoop extinguiu a contribuição anual sindical
O Sintracoop extinguiu o imposto, defendidos pela maioria dos sindicatos na qual a Legislação direta do Artigo 578 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943 Determina sobre as contribuições devidas aos Sindicatos como “imposto sindical”, pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Capítulo. (Vide Decreto-Lei nº 229, de 1967) (Vide Lei nº 11.648, de 2008)Art. 578.
Dia 31 de março é a data limite para o pagamento da famosa Contribuição Sindical, que é um dia de trabalho pago ao sindicato, federação, confederação, central sindical de uma categoria e ao Governo Federal. Antes obrigatória, após a reforma trabalhista essa contribuição se tornou facultativa. A Fenatracoop, na vanguarda do movimento sindical, colocou fim definitivamente a este imposto e se tornou a primeira categoria do Brasil e a abrir mão desta contribuição. Nem obrigatória e nem facultativa.
Por este motivo, o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana, vem avisar os trabalhadores em cooperativas que esta contribuição não pode mais ser cobrada dos trabalhadores representados pela Fenatracoop e também pelos sindicatos aderiram a portaria 001/2018 da federação que trata da contribuição confederativa. Neste mês de março, NÃO PODE ser descontado na folha de pagamento a referida taxa e nem enviado boleto de cobrança para a sua residência.
Matéria editada em: 26/03/2019
Sintracoop Turismo Regional do Trabalhador – Balneário Por do Sol Pitangueira/PR
Segundo depoimentos dos associados, nunca imaginavam ter um passeio assim com a família juntamente com os colegas de trabalho. Esta socialização integra a relação profissional com a familiar, uns conhecendo a família do outro, este compartilhamento de momentos felizes oferece a oportunidade de ver os parceiros do trabalho com outros olhos, aqueles que vão além da rotina, do amargo que as responsabilidade nos faz ser e sentir o quanto as atividades nos comprime dia a dia.
Com certeza, um projeto que dá certo o que podemos fazer é melhorar e buscar meios para dar a sua continuidade. Aguarde novas informações.
Matéria editada em: 26/03/2019 ás 18:33
Desconto em folha por meio da Contribuição Confederativa é constitucional.
contribuição confederativa, prevista na constituição, tem por finalidade fortalecer o sistema confederativo. Sua receita é verticalizada e repassada, proporcionalmente ao sindicato, à federação nacional e à confederação nacional. Uma vez instituída e aprovada por cada trabalhador que ingresso como associado, passar a somar no coletivo da sua base, fortalecendo assim em números o poder de negociação junto ao sindicato.
Sobre essa forma de custeio a entidade sindical, o presidente Mauri Viana disse que:
“É uma forma de sustentação verticalizada do sistema, onde acabamos com o viés financeiro das negociações coletivas de financiamento sindical e isso é bom para o trabalhador e tem sido muito bem aceito pelas cooperativas, que inclusive estão nos copiando e criando o sistema confederativo patronal”.
Além disso, no texto constitucional está previsto que o pagamento da contribuição confederativa pode ser feita através do desconto em folha, como podemos observar pela leitura do artigo 8º, IV da CF/88: “a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva […]”.
Instituída pela Fenatracoop, por meio da assembleia realizada em março de 2018 pela (portaria 001/2018), reconhecendo de que a contribuição confederativa seria o único caminho para manter todo o sistema sindical vivo.
Matéria editada em: 03/03/2019 – ás 16:43
Mês de Abril 2019
Sintracoop Maringá inaugura salão de beleza – SintraBella
A delegacia do Sintracoop – PR na cidade de Maringá inaugurou na última quinta-feira (11/04) o salão de beleza unissex para atender os associados da entidade. Localizado na sede do Sintracoop, o espaço vai oferecer todos os tipos de tratamento capilar como corte masculino e feminino, coloração, escovas, progressivas, tratamentos, além de manicure e pedicure. O local que terá preços diferenciados para associados e dependentes, bem abaixo do preço de mercado, mas com qualidade e bom atendimento.
“Ficamos muito contentes com essa receptividade do trabalhador, pois buscamos sempre oferecer mais benefícios, como o Turismo do Trabalhador, Turismo Regional, Acupuntura, Salão de beleza e também convênios com várias empresas no comércio maringaense”, esclareceu Claudio. André comemorou os resultados do inicio do trabalho, que foi muito além do esperado pela entidade.
Matéria editada em: 12/04/2019 ás 20:00
Mês de Maio 2019
Sintracoop convoca os trabalhadores para participarem da campanha salarial 2019
Na manhã de hoje (29/5), sindicalistas estiveram falando com os trabalhadores do mercado Copavel na cidade de Goioerê e na parte da tarde, os trabalhos serão realizados na cidade de Ubiratã. “Estamos informando e convocando os trabalhadores para participarem efetivamente das negociações salariais deste ano”, afirma o presidente da Fenatracoop e do Sintracoop, Mauri Viana Pereira
Matéria editada em: 29/05/2919
Trabalhadores em Cooperativas do Médio-Oeste do Paraná poderão entrar em greve em 16/06/2019
A mobilização está sendo coordenada pelo Presidente da Fenatracoop e delegados sindicais que representa a categoria nesta região, o trabalho teve início em Marechal Cândido Rondon com material informativo sobre a campanha salarial para 2019/2020 e explicar sobre os direitos trabalhistas que estão sendo ameaçados a categoria, com este trabalho, procura conscientizar a classe na defesa dos seus direitos.
PROPOSTA PATRONAL
Apesar de todo o trabalho realizado pelos representantes dos trabalhadores, chegou ao conhecimento da direção do sindicado que as cooperativas não estão dispostas a valorizar os salários dos seus trabalhadores.
Não podemos aceitar essas condições, vamos à luta”, afirma Mauri Viana ao mencionar que o pedido dos trabalhadores é de 16,5% de reajuste sem greve, se for preciso da paralisação, o pedido será de 30% de reajuste. Segundo Mauri, no dia 16 de junho será realizada uma assembleia com os trabalhadores e os dirigentes sindicais vão orientar para que os trabalhadores votem na greve.
Matéria editada em: 24/05/2019 ás 11:17
O grande desafio para negociar a campanha Salarial 2019 do Sintracoop/PR
A campanha salarial deste ano já começou e muito desafiadora para os representantes laborais. Este ano exigirá muita coragem do sindicato, que unido com os trabalhadores não permitirão que direitos sejam tirados.
Campanha salarial 2019 e não esqueça: participe das ações do sindicato.
Juntos somos mais fortes!
Matéria editada em: 20/05/2019 ás 15:01
Sintracoop em Ubiratã a serviço de seus associados
A Equipe Sintracoop está sempre ativos e interessados em oferecer o melhor para todos os seus associados, este programa acima só é mais um, dos serviços oferecidos, temos ainda acupuntura, convênios tais como com a Uningá, Univel e Unipar com descontos que chega a quase 30%, temos ainda pacotes turísticos mais procurados do Brasil, como Aparecida do Norte, Caldas Novas, com orçamento que cabe no bolso do nosso associado.Estamos buscando sempre novos meios de oferecer melhores descontos e assim fortalecer o valor salarial dos nossos associados por meio de convênios além de proporcionar com baixo custo para um laser mais que merecido. Contamos com o Salão de beleza com vários tipos de serviços, afinal, a autoestima faz parte também para nos motivar a sentir mais felicidade.
Temos ainda advogados para tirar dúvidas e apoio jurídico em todas as circunstâncias. Estamos vigiando o andamento dos serviços e a segurança dos nossos trabalhadores. Afinal, um Sindicato deve ser ativo na defesa e no interessa da categoria que representa.
Atendimento da acupuntura para os nossos associados melhorar sua saúde e bem estar, estamos sempre presentes de 15 em 15 dias nos pontos próximos as Cooperativas e também ao lado do Sindicato Sintracoop de Ubiratã, nos procure
Matéria editada em: 10/05/2019 ás 16:47
Campanha Salarial para ACT 2019 a 2020
Em assembleia no último domingo (16/06), que já estava planejada desde o início do ano, os trabalhadores em cooperativas das regiões Norte, Noroeste e Médio Oeste do estado do Paraná decidiram que vão dar um prazo final para que o sindicato patronal apresente proposta de acordo, caso não ocorra, os sindicatos e a Fenatracoop, juntamente com os trabalhadores decidirão sobre os próximos passos da campanha salarial.
Matéria editada em: 18/06/2019
Mês de Julho de 2019
O Sintracoop com o Sintrascoopa estão ativos com as ACTs – Acordos Coletivos de Trabalhos com cada Cooperativa das bases, participe!
Neste momento é necessário o amplo conhecimento dos dirigentes sindicais do Sintrascoopa e Sintracoop para que consigam expressar nas cláusulas do seu acordo o melhor para os trabalhadores. Nestes últimos dias, bem como esta semana o Sintracoop juntamente com o Sintrascoopa, estão visitando as Cooperativas com urnas itinerantes para tomar os votos sobre as negociações salariais feitas na base com as Cooperativas individualmente, isto porquê o Patronal ano a ano tem bloqueado qualquer tentativa de negociação, assim os sindicatos está tomando esta provisão como meio de alcançar forçosamente uma vantagem ainda melhor juntamente com as Cooperativas, posteriormente com o Patronal será na Justiça do Trabalho, ao tomar estas informações o trabalhador fica na sua obrigação de aceitar ou não a negociação feita pelo Sindicato com as Cooperativas, bem como ter a ciência sobre o resultado final na coleta destes votos e o que isto irá significar posteriormente.
NOTA: Todos os trabalhadores das Cooperativas representadas pelo Sintracoop e Sintrascoopa, participaram
Matéria editada em: 14/07/2019
Mês de Agosto de 2019
Sintracoop alguns benefícios de ser associado
O programa saúde do trabalhador já realizou mais de 23 mil atendimentos de acupuntura auricular na sua unidade móvel, com uma taxa de 80% de cura. Com os resultados positivos alcançados, como a redução dos atestados médicos e melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, o programa agora vai dobrar o atendimento com uma segunda unidade.
Outro programa de promoção social que tem agradado e muito é o turismo nas férias do trabalhador. Mais de 2000 trabalhadores já viajaram pelo programa que agora também está lançando novos destinos. Fique atento, procure a delegacia sindical mais próxima de você e aproveite todos os benefícios do sindicato.
Matéria editada em: 01/08/2019
Mês de Setembro de 2019
Primeiro campeonato de Futebol Suíço do Sintracoop em Maringá
Com 15 equipes e cada uma com 16 atletas, totalizando 240 participantes. Este foi o número de participantes do primeiro projeto “Futebol Suíço Sintracoop”.
O evento ocorreu neste último final de semana de Sábado (14) e Domingo (15) deste mês, dando início do projeto “Futebol Suíço Sintracoop”. Com base na regional de Maringá, teve um começo espetacular, causando um grande sucesso de participação de público, tanto das equipes, bem como de seus familiares, com muita empolgação, descontração, confraternização e muita alegria. Foi um lazer para toda família, que torceram por suas equipes que tiveram em seus quadros o apoio de seus amigos e membros familiares.
O Projeto piloto “Futebol Suíço Sintracoop” está sendo gerado pela Delegacia Regional em Maringá, através do secretário geral do Sintracoop, André Franco de Oliveira. É apenas um embrião, para ser elaborado e o certame planejado para o ano que vem pelos Diretores regionais com a participação do Presidente do Sintracoop e Fenatracoop Mauri Viana Pereira. A ideia deste planejamento é fazer um calendário começando por Cooperativas com as equipes dos associados ao sindicato Sintracoop e depois, com campeonatos nas bases regionais, com as equipes vencedoras disputando um campeonato estadual e ao final do ano que vem já teremos os primeiros campeões.
Matéria editada em: 16 de Setembro de 2019 ás 20:16
Mês de Novembro de 2019
COPAGRIL: Inês Neuberger é escolhida como Funcionária Padrão 2019
Nesta quarta-feira (13/11) foi conhecida a vencedora da 42ª edição do prêmio Funcionário Padrão. Inês Maria Neuberger que trabalha na Loja Copagril da sede de Marechal Cândido Rondon foi escolhida como a representante de 2019. O prêmio Funcionário Padrão tem o propósito de homenagear os funcionários que se destacam em suas atividades. Para a escolha, vários critérios são avaliados, entre eles “o tempo de serviço, promoções recebidas, cursos realizados na área de atuação e convivência e conceito na sociedade” explica Hermínio Dassoler, do Rotary Club Marechal, e responsável pelo concurso.
Matéria editada em: 14 Novembro 2019 09:49
Que venha 2020, o Sintracoop se mantém ativo e sempre antecipa as mudanças que sejam necessárias, e todo o corpo da diretoria já estão acostumados e vão se adequando aos novos desafios a frente. O importante é a união, a lealdade a categoria que defendem, não importando as barreiras enfrentadas.
Boas Festas e com muitas vitórias para 2020!
Edição: Marisa Menezes 29/12/2019