A Peste Negra foi a pandemia mais devastadora registrada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactéria Yersinia pestis, que resulta em várias formas de peste, tenha sido a causa. Sem vacina ou qualquer remédio que amenizasse ou salvasse algumas vidas.
Em base das pesquisas científicas, temos hoje um grande salto da saúde, na longevidade, isto se deve a três fatores: saneamento básico, alimentação e a VACINA. Sem dúvidas, isso tem muito impacto na qualidade de vida, além da média de vida da nossa população.
Questionar a importância da vacina, coisas que eram consideradas grandes avanços da medicina, nesta altura, é voltar ao obscurantismo, uma profunda ignorância. Estamos indo em direção ao século 15, 14. Vacina é o que mudou a história da mortalidade humana, se não tivéssemos vacina, viveríamos até os 45, 50 anos. Em uma população menos instruída poderia ser admissível, mas isso acontecer patrocinado pelas mais altas autoridades, é preocupante e decepcionante. Mostra que estamos falindo com a civilização.