O procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, é o entrevistado desta terça-feira, 26 de maio, às 11h, na Live do Valor. Balazeiro, que assumiu o comando do Ministério Público do Trabalho (MPT) em agosto do ano passado, fala sobre as expectativas e desafios das relações do trabalho no período pós-pandemia.
O procurador acredita que mudanças ocorrerão e que o teletrabalho, até então uma exceção, será uma tendência. Os desafios em relação ao tema serão muitos, principalmente a busca pelo equilíbrio entre a jornada de trabalho e o tempo de descanso e a saúde mental do trabalhador — em um ambiente que será de grande competição por emprego.
Além desses pontos, o procurador fala dos setores que mais demandam atenção no período da pandemia e da necessidade de implementação de um plano de contingência efetivo pelas empresas, necessário para reduzir riscos de contaminação. Um balanço de como as empresas têm se saído na crise também será tema da conversa.
Balazeiro ingressou na carreira em 2008, foi procurador-chefe do MPT da Bahia por quatro anos e o mais jovem a assumir o posto máximo da carreira, aos 42 anos. Foi ainda vice-coordenador do projeto Alta Tensão, que resultou em ações civis públicas em todo o país no combate à terceirização ilícita no setor elétrico brasileiro. Em 2017 conclui sua tese de mestrado: “Atuação do Ministério Público do Trabalho no Combate à Corrupção”.
Com Zinia Baeta: Editora de Legislação & Tributos
Entrevistado: Alberto Bastos Balazeiro: Procurador-geral do Trabalho
Fonte: Valor Econômico – 26/05/2020 ás 11:00