Os pesquisadores Pedro Auler, Jones Fidalski e Marcos Pavan estiveram no final do mês de março na região Noroeste do Estado participando de dois dias de campo promovidos pelo Projeto Redes de Referência. Eles abordaram os temas manejo do solo, nutrição e condução de pomares de citros. Somados, os eventos reuniram cerca de 120 produtores.
As atividades foram desenvolvidas na propriedade de Mauro Carlos Bosso, município de São Jorge do Patrocínio, e de Manoel Câmara, em São Tomé. Ambos os produtores integram o Projeto Redes, que o Iapar conduz em parceria com a Emater. “Mostramos resultados de pesquisa realizadas nos últimos 15 anos na região do arenito Caiuá”, conta Pedro Auler.
Redes de Referência – Os projeto Redes de Referência privilegia a investigação científica na propriedade e a participação do agricultor no diagnóstico e busca de soluções para os problemas. Auxiliado pelos pesquisadores, o produtor faz registros técnicos e econômicos da atividade, que são armazenados em um banco de dados.
De posse dessas informações, pesquisadores discutem com o produtor as interferências necessárias na condução da propriedade. Após implantadas e aprovadas , elas passam por um processo de validação e, ao final, se aprovadas, essas informações passam a constituir referências para orientação de outros agricultores com características semelhantes. Daí, uma rede nada mais é que o conjunto de propriedades representativas de determinado sistema de produção.
Jornalista Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/PR).
Tel: 43 3376-2465
Correio eletrônico: liberal@iapar.br
Imagens: Arquivo Emater