7 de agosto. Essa é a data limite para dirigentes e colaboradores das cooperativas do Paraná se inscreverem no Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, ciclo 2020/2021. Cada cooperativa poderá indicar no mínimo duas no máximo 10 pessoas para participar da formação. A aula inaugural está prevista para ocorrer no dia 19 de agosto. Ao todo, serão 192 horas de capacitação. Uma landing page foi disponibilizada com todas as informações. É por meio dela que são efetivadas as inscrições e onde está disponível o termo de adesão. O endereço é: http://paranacooperativo.coop.br/programadeinovacao/.
Sescoop/PR – “As aulas do programa serão 100% custeadas pelo Sescoop/PR”, ressaltou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, Leandro Macioski. Ainda de acordo com ele, os participantes serão formados de acordo com o perfil que apresentarem. “Eles estarão divididos em agentes de ideação e agentes de transformação e atuarão de forma convergente”, disse.
Virtual – Uma das novidades deste ano é que, devido à pandemia do coronavírus, as atividades deverão ser realizadas majoritariamente em formato virtual, com exceção dos laboratórios. Assim, as aulas da trilha comum e da trilha específica de cada turma serão online, em tempo real, por meio da plataforma Zoom. A trilha de mentoria deverá ocorrer no laboratório de inovação, presencialmente, em meados de 2021.
Ciclo 2020/2021 – O Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense é uma iniciativa do Sistema Ocepar desenvolvida em parceria com o Isae. Teve início em 2018, com a adesão de 70 cooperativas paranaenses, mais de 500 participantes e formou 14 turmas no ano passado. No dia 17 de julho, foi realizado o lançamento estadual de uma nova etapa, o ciclo 2020/2021, por videoconferência. “O sucesso obtido com a formação da primeira turma nos motivou a viabilizar o treinamento de mais lideranças e profissionais das cooperativas. Nós pretendíamos lançar esse novo ciclo em abril, mas a pandemia mudou os nossos planos.Estamos em isolamento há 120 dias e não sabemos quando iremos retornar. E, se estamos falando em dificuldade, adaptação e mudança, inovação é fundamental. Então, não tinha porque pararmos, fomos em busca de opções e decidimos realizar o treinamento de forma virtual. Mas não é continuidade do primeiro ciclo. Vamos capacitar novas turmas para que possamos ter mais gente preparada exatamente para que possamos dar continuidade ao processo”, afirma o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.
OCEPAR Sexta, 24 Julho 2020 08:08