Complementando o projeto de desfavelamento já realizado no município com a transferência de 170 famílias que integravam a antiga Favela São Francisco para casas populares construídas em dois bairros, o Município de Campo Mourão está preparando o local que será transformado em área de preservação ambiental e parte será dividida em treze lotes a serem doados ao restante dos moradores, conforme acordo do processo de erradicação da favela. A vice-prefeita e secretária da Mulher, Regina Dubay e o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Marin estiveram vistoriando as obras e conversando com moradores na manhã desta terça-feira, 18. O processo de desfavelamento faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Ação Social.
As obras de preparação do local estão sendo feitas pelo próprio município, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos em parceria com a empresa Seleta, que está retirando entulhos para deposição no aterro sanitário. Todo o entulho, bem como restos de construção estão sendo retirados e a área será cercada, enquanto que a quadra a ser repassada para moradores será limpa e dividida.
De acordo com Regina os trabalhos garantem a preservação do local e a qualidade de vida aos moradores que receberão seus lotes para a construção de casas no local. “Atendendo os moradores e resolvendo a questão ambiental, estaremos resolvendo definitivamente o problema que há muitos anos existia no local”, frisou a vice-prefeita, lembrando que as primeiras 170 famílias transferidas ganharam moradias nos conjuntos São Francisco de Assis (57 casas no Maria Barleta) e Conjunto José Richa (117 casas no Jardim Santa Cruz).
Satisfação – A dona-de-casa Marita Reis dos Santos, 59, é uma das moradoras do local a serem beneficiadas. Viúva, ela mora com o filho que é estudante da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) há mais de 20 anos na localidade e revela que está muito satisfeita com a garantia do terreno. “A vida aqui na favela foi muito sofrida e agora com o terreno próprio vou construir minha casa e realizar o meu sonho”, disse Marita.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Mourão