Estado não atingiu a meta de 95% de doses aplicadas, recomendada pelo Ministério da Saúde.
A campanha de vacinação contra poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, foi prorrogada em todo o Paraná até a próxima sexta-feira (19). A campanha, que iniciou no sábado (13), atingiu 71,52% das crianças menores de cinco anos no Estado, segundo a Secretaria de Saúde (Sesa). O índice ficou abaixo do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que determina que pelo menos 95% das crianças recebam a vacina.
A porcentagem corresponde a 521.667 doses distribuídas nos municípios paranaenses. A meta da Sesa é que 729 mil crianças sejam vacinadas até o final do novo prazo. De acordo com a Secretaria, na campanha anterior, realizada em junho de 2011, 100% das crianças receberam a dose contra a paralisia infantil.
A doença foi erradicada do Brasil na década de 80, mas países da África e Ásia ainda registram casos.
Sarampo
No mesmo dia teve início a campanha de vacinação contra sarampo. Ao todo, 509.228 crianças em todo o Estado receberam a tríplice viral, que também previne contra rubéola e caxumba. O número que representa 58% do total de 880 mil crianças de 1 a 6 anos que a Secretaria estima que sejam vacinadas.
Os pais ainda podem levar os filhos para receber a tríplice viral até o próximo dia 16 de setembro, quando deve terminar a campanha. O Ministério da Saúde também recomenda que pelo menos 95% das crianças recebam a dose contra sarampo.
O Brasil não registra casos autóctones da doença(quando o contágio ocorre em território nacional) desde 2001. Crianças que viajam para outros continentes, entretanto, podem trazer o sarampo de volta ao País. Segundo a Sesa, o Ministério da Saúde registrou, em 2011, 10 casos da doença no Brasil de crianças que estiveram na Europa.
Fonte: Gazeta do Povo – Por: Rodrigo Batista,