Uma pandemia que não pode ser esquecida e todos tem de ficar alerta é com respeito a Dengue. Com casos registrado pela Secretaria da Saúde de Maringá de 6.396 casos, este número pode ser ainda maior tendo em vista a data do relatório de 29 de abril, casos que só tende aumentar.
Lembrando ainda que a Dengue mata, em Maringá, o número de óbito foi de 7 (sete) conforme registrado neste relatório. Deste 6.396, 135 foram os mais graves, casos importados foram 18 e entre as notificações são 9.257.
O boletim também apresenta informações sobre outras doenças compartilhadas com a Dengue que são chikungunya, sem nenhum morto, e 12 notificações. Há cinco suspeita de zika vírus, sem nenhuma confirmação; febre amarela tem um caso suspeito; sarampo tem três notificações. No caso dessas duas últimas doenças, não há confirmações.
O boletim divulgado pela prefeitura mudou a sua forma de atuação, devido a pandemia do coronavírus, por isso tem atrasado a sua divulgação.
Nos 30 municípios que fazem parte da 15ª Regional de Saúde, são 39 mil casos confirmados de dengue, com 21 mortes. A região tem 828 mil habitantes.
Lembrando ainda que desde fevereiro, Maringá está em epidemia de dengue. Dentro da Secretaria Municipal de Saúde há uma preocupação: A de que as pessoas estão deixando os cuidados de lado por conta da Covid-19.
Com informações da CBN Maringá; 17:26 dia 05 de Maio de 2020