Portaria de Aras amplia benefício a procuradores
Em novo caso de aumento de gastos, procurador-geral da República fixa em um terço do salário gratificação por acúmulo de função. A discussão no MP ocorre em paralelo à publicação de portarias que concederam aumentos também a integrantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), e no momento em que cresce a pressão no Congresso para incluir os atuais membros dos Poderes no projeto de reforma administrativa. No caso da AGU, diante da repercussão negativa, a promoção de 607 servidores acabou sendo suspensa. O MP junto ao TCU já pediu que se abra uma fiscalização de todos os órgãos e entidades públicas que estejam concedendo promoções e progressões, “considerando que a prática de movimentações de carreira pode estar acontecendo em toda administração pública”. O plenário do TCU ainda vai analisar o pedido. O MP é um dos Poderes que tiveram dificuldade para cumprir o teto de gastos – regra que limita o aumento das despesas acima da inflação. O motivo do impasse ainda não está claro para os procuradores, mas nos bastidores há uma impressão de que está sendo feita uma reavaliação, para evitar que haja descumprimento a qualquer lei. Lei 13.024/14” – que instituiu a gratificação por exercício cumulativo de ofícios, chamada de Geco. As seguidas promoções vão na direção contrária da tentativa do Ministério da Economia de conter o aumento da folha de pessoal por meio da Lei 173, que congelou os salários até 2021.
PANDEMIA PÕE SAÚDE SOB FOCO NA CAMPANHA
Prefeitos eleitos terão de lidar com fila reprimida; covid-19 fez SUS retroceder 12 anos na prevenção. Acada quatro anos, a saúde é tradicionalmente apontada por eleitores como a área a ser priorizada por candidatos a comandar os 5.570 municípios brasileiros. Nestas eleições, que têm início oficialmente hoje, a pandemia de covid-19 torna ainda mais urgente a demanda por propostas que reduzam a fila por exames, consultas com especialistas e cirurgias de menor complexidade – uma atribuição da Atenção Primária, sob o comando de prefeituras.
O Estado de S. Paulo
- ‘Novo consumidor’ leva empresas a buscar maior inclusão de negros
- De mil executivos formados, apenas 10 negros
- Pesquisa vê preconceito na hora da seleção
- ‘Se você é negro, você sempre tem de ser o melhor’
- Pandemia tira R$ 12 bi em investimentos
- Concessionárias pedem revisão de atuais contratos
- ‘A parte legislativa avançou neste ano’
- ‘A crise econômica será severa e prolongada’
- Portaria de Aras amplia benefício a procuradores
O Globo
- Embarque doméstico
- No Rio, voos locais devem crescer 63% até o fim do ano
- Negócios sustentáveis são alternativa para preservar a Amazônia
Folha de S. Paulo
- Empresas ampliam programas para contratar negros
- Porto Seguro anuncia que deixará consórcio que gere o DPVAT
- Cenário é incerto para recuperação das vendas neste final de ano
- Marinho viaja mais e conclui menos obras que antecessor
- Após barreiras, advogada se especializa em área de conflitos e é contratada por câmara de arbitragem
NAS REVISTAS
IstoÉ Dinheiro
CAPA: O gesto histórico da família Trajano
- Gestores do Magalu, uma das maiores empresas para trabalhar do País, Frederico e Luiza Trajano quebram paradigma, ao anunciar que seu programa de trainee será exclusivo para negros. Decisão vira alvo de ataques e companhia reafirma que não haverá recuo em sua política de atuar contra o racismo estrutural e a desigualdade.
- Entrevista
Sérgio Barreto, presidente da Abrafarma “Reforma tributária vai encarecer os medicamentos” - O BC no fio da navalha
Desaquecimento da economia justifica novos cortes nos juros, mas risco fiscal impede taxa Selic abaixo de 2% ao ano - Nasce uma gigante
Localiza e Unidas anunciam fusão e valor das ações de ambas disparam. O que esperar dessa megalocadora?