O programa é resultado da parceria entre a prefeitura, as Secretarias de Assistência Social e da Agricultura e do sistema FIEP (SESI/SENAI)
O prefeito Barbosa Neto participou hoje (25) da aula inaugural do programa “Caminhos da Profissão”, no distrito de Guaravera, que oferecerá a 25 jovens de 16 a 18 anos o curso profissionalizante de auxiliar de informática. O programa é uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, da Agricultura e Abastecimento e o sistema FIEP (SESI/SENAI).
Além do prefeito, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol de Oliveira Chiesa, o gerente regional do sistema FIEP (SESI/SENAI), Almir Gaspar Schenfeld, a gerente do SESI, Lucilene Tomé Furlan, o gerente do SENAI, Alexandre Lourenço Ferreira, e o representante do Sindicato do Plástico (Simplas), Rogério Jorge.
As aulas serão realizadas três vezes na semana, durante seis meses (abril a agosto de 2011), no período da tarde. Oferecido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o curso será ministrado no telecentro comunitário do distrito, instalado no prédio da antiga subprefeitura de Guaravera.
O público prioritário do curso são os adolescentes atendidos pela Política Municipal de Assistência Social e as famílias da Secretaria de Assistência Social. A expectativa é que o programa atinja, aproximadamente, 100 adolescentes da zona rural de Londrina, com os cursos profissionalizantes de auxiliar de informática e auxiliar administrativo.
O prefeito Barbosa Neto iniciou o seu discurso agradecendo a parceria com o sistema FIEP (SESI/SENAI). “Essa parceria vai, a cada dia, se ampliando na cidade e eu estou muito satisfeito em termos um relacionamento tão profícuo para a cidade de Londrina.” Também agradeceu a contribuição do Simplas, através da doação dos kits, e das Secretarias de Assistência Social e da Agricultura e Abastecimento.
“Esses jovens são vencedores por estarem inaugurando esse programa. Esses adolescentes vão se qualificar, ter a carteira de trabalho e a oportunidade de emprego intermediada pela Agência dos Trabalhadores (SINE) e também pelo SESI/SENAI”, garantiu o prefeito. “Tenho certeza que vai ser um divisor de águas na vida de vocês.”
Barbosa Neto disse estar muito feliz pelo projeto ter chego ao distrito de Guaravera. “Porque não adianta, às vezes, nós termos esse programa no centro da cidade se não chegar aos bairros, às comunidades e, principalmente, aos distritos.”
Durante a aula inaugural, o prefeito anunciou que os jovens participantes do ProJovem, outro programa da Secretaria de Assistência Social, receberão, a partir de maio, R$100 mensais como forma de incentivo. “Nós queremos cada vez mais trazer projetos para as comunidades que mais precisam.”
A secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, destacou a importância do programa para os jovens e também da parceria com o sistema FIEP (SESI/SENAI). “É só assim que nós conseguimos administrar e atingir os objetivos.
O poder público sozinho não consegue fazer tudo o que é necessário.”
“Eu gostaria muito de agradecer a parceria com a Secretaria de Agricultura. Quando falei com a Marisol, ela prontamente respondeu”, ressaltou a secretária sobre a parceria com a Secretaria de Agricultura que ofereceu o telecentro para ser o local das aulas.
Jacqueline Micali falou para os alunos aproveitarem a oportunidade que é dada. “Espero que todos vocês estejam aqui na formatura. Vocês não vão precisar ir até Londrina, o curso será dado aqui e com a qualidade do sistema FIEP (SESI/SENAI). Não é para qualquer pessoa, vocês foram escolhidos e aproveitem muito essa oportunidade.”
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol de Oliveira Chiesa, ressaltou a importância das secretarias trabalharem em conjunto. “Nós entendemos como é importante caminharmos juntos por um futuro melhor. Todos os projetos que são importantes para a nossa cidade são bem-vindos. E é junto que nós trabalhamos.”
O gerente regional do sistema FIEP (SESI/SENAI), Almir Gaspar Schenfeld, parabenizou os alunos selecionados para fazerem parte da primeira turma. “Esse projeto é muito importante porque percebe a dimensão geográfica de Londrina e a dimensão social da necessidade que esse trabalho tem na preparação desses jovens para entrarem no mercado de trabalho.”
O sistema FIEP (SESI/SENAI) está preparando o jovem para o mercado de trabalho. “Além dos cursos já tradicionais que o SESI/SENAI oferece aqui na região norte do Paraná, nós temos uma meta de mais de 30 mil matrículas em cursos de capacitação”, afirmou o gerente.
O curso de auxiliar de informática está em franca expansão, segundo Almir Gaspar Schenfeld. “Esse curso vai abrir uma porta enorme para esses alunos. E essas parcerias com a prefeitura, com as secretarias e com os sindicatos patronais têm dado resultados bastante expressivos”, concluiu.
O Simplas foi o responsável pelo fornecimento dos kits dado aos adolescentes. “Estamos dando uma oportunidade aos jovens para que tenham uma chance a mais. Digo a vocês que agarrem esse curso, vão até o fim e, com certeza, vocês vão sair na frente”, declarou o representante do Sindicato, Rogério Jorge.
Durante a aula inaugural, os educandos do Centro de Formação Cidadã e os adolescentes do ProJovem fizeram duas apresentações. Primeiramente, eles encenaram o Teatro do Oprimido e, após a assinatura do Termo de Adesão do Programa pelas autoridades, tocaram percussão no ritmo do Maracatu.
Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina