O Conselho Consultivo Nacional do Ramo Transporte da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) apoiou integralmente a proposta de viabilização de uma linha de crédito para transportador autônomo associado à cooperativa de transporte de cargas, apresentada pelo Paraná na reunião ordinária do Conselho ocorrida nesta terça-feira (25/08). O encontro, realizado virtualmente, teve 40 participantes de 17 estados das cinco regiões brasileiras. O Paraná foi representado pelo coordenador estadual do ramo transporte e presidente da Cooperativa Rodocoop, Marcos Antonio Trintinalha, e pelo coordenador de monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto.
Características – Na pauta foram inseridas três demandas levantadas pelo cooperativismo paranaense, entre elas a sugestão de uma linha de crédito para o ramo transporte, com os seguintes parâmetros: deve ser viabilizada com recursos oficiais, por meio de funding do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); ter taxas de juros compatíveis com a redução da Selic; limite do spread do agente financeiro; exclusiva para cooperados de cooperativas de transporte (categoria CTC); com acesso/garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO), nos mesmos moldes do aplicado no Pronampe, visando reduzir o spread financeiro/risco; prazo compatível à remuneração/capacidade de pagamento; análise de crédito (score/rating) considerando a movimentação histórica do transportador junto à cooperativa, onde a declaração comprove o rendimento do cooperado, e que contemple também como itens financiáveis equipamentos de tração, implemento e acessórios.
Encaminhamentos – “A título de encaminhamento, o Conselho definiu que serão realizadas três ações, coordenadas pela OCB, entre as quais uma reunião de apresentação do projeto junto ao BNDES e outra com os bancos cooperativos, a fim de tentar viabilizar uma operação estruturada. Também, inserir os cooperados de cooperativas de transporte no projeto “Frota Verde”, coordenado pelo Ministério da Economia. Trata-se de uma iniciativa de integração em rede entre os governos federal e estaduais e o setor produtivo de bens e serviços, para a reciclagem dos veículos pesados, onde o estado de Santa Catarina está participando como ‘piloto’”, informou Gogola.
Justificativa – Na apresentação da proposta de criação da linha de crédito, os paranaenses lembraram que o ramo transporte trabalha em forte intercooperação com cooperativas agropecuárias e necessitam de apoio para renovar a frota e melhorar as condições gerais de prestação de serviços. “Das 221 cooperativas legalmente constituídas no Estado, 39 são do ramo transporte, ou seja, representam 17% das cooperativas paranaenses. O ramo conta atualmente com uma frota de 3.368 veículos, dos quais 52% são trucks ou carretas, com idade média superior a 20 anos. Para que os transportadores autônomos associados a cooperativas de transporte possam ampliar sua atividade junto as cooperativas de produção agropecuária e, por consequência, melhorar a sua remuneração, tendo volume e operações ao longo do ano todo, sem precisar ficar ‘migrando’ entre estados em busca de carga, são necessárias a melhoria, ampliação e renovação da frota existe”, frisaram. “Desta forma, buscando atender ao princípio da intercooperação, melhorar a qualidade de vida do transportador autônomo associado à cooperativa de transporte, ampliar o acesso ao crédito e melhorar a frota nacional, inclusive reduzindo-se perdas de vidas devido à alta idade, falta de manutenção ou até mesmo ausência de tecnologia no veículos antigos, é requisito a viabilização de linha de crédito para transportador autônomo associado à cooperativa de transporte de cargas”, afirmaram ainda os representantes do Paraná na justificativa para a implementação da proposta.
OCB – Quarta, 26 Agosto 2020 13:49