Depois de receber a prefeita Regina Dubay, na capital do estado na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Michelle Caputo esteve em Campo Mourão nesta quarta-feira, 23, quando participou de uma reunião com lideranças do setor de saúde, no Paço Municipal, quando definiu o reinício dos atendimentos de urgência e emergência do Hospital Santa Casa, previsto para o próximo dia 1º de fevereiro. Também foi definida uma Comissão de Acompanhamento a ser composta por membros da Secretaria de Estado de Saúde, Município de Campo Mourão, através da Secretaria de Saúde, Poder Legislativo Municipal, Conselho Municipal de Saúde e da própria Santa Casa, que avaliará e constituirá as planilhas de custos reais dos serviços de atendimento de urgência e emergência. O Governo do Estado e o Município de Campo Mourão se comprometeram em garantir os recursos necessários para os serviços, desde que sejam cumpridas as orientações da comissão e feitas às devidas prestações de contas.
Durante a reunião, o secretário Caputo destacou que a Santa Casa de Campo Mourão é estratégica para o Governo do Estado, considerando sua demanda de atendimento na região. “O Governo do Estado vem investindo na Santa Casa, a entidade passou por problemas e chegou o momento de ajustarmos as coisas”, frisou o secretário de estado. Por sua vez, o diretor presidente da Santa Casa, Paulo Davidoff, disse que o retorno das atividades da Unidade de Urgência e Emergência sempre foi a principal meta do Hospital Santa Casa.
Já a prefeita Regina Dubay, lembrou do compromisso do secretário Caputo, que solicitou a reunião. Ela também confirmou a necessidade de transparência, lembrando que antecedendo a reunião recebeu a prestação de contas referente ao financiamento de R$ 5 milhões viabilizado no final do ano passado. “Juntos buscamos e viabilizamos a solução. Tendo transparência ninguém se nega a ajudar a Santa Casa”, disse a prefeita que avaliou a reunião como produtiva e de resultado.
Também participaram do encontro, o vice-prefeito Rodrigo Salvadori (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico); a secretária municipal de Saúde, Patricia Chandoha; a deputada estadual Marla Tureck; o presidente da Câmara Municipal, Pedro Nespolo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lenilda de Assis; o representante do Ministério Público Estadual Rogério Barco de Toledo e a representante da Regional de Saúde, Greicy Kelly Mendes. Os vereadores Olivino Custódio, Edilson Martins, Vilma Terezinha, Toninho Machado, Edson Batilani, Elvira Lima e Luiz Alfredo da Cunha Bernando (indicado para a Comissão de Acompanhamento), participaram da reunião.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Mourão