A Secretaria de Educação lança hoje terça-feira (28), o Programa Recicla Óleo nas Escolas, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado. A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas entre alunos e professores e um público indireto de 100 mil participem do programa que é uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto São Francisco.
O evento acontece na Escola Municipal Gabriela Mistral, às 9h, e contará com a presença do prefeito Silvio Barros, e da secretária de Educação, Edith Dias.
Em função do descarte incorreto em pias, ralos e esgoto, o óleo de cozinha está entre os principais agentes de poluição e contaminação da água potável. O Programa Recicla Óleo prevê a conscientização em 43 escolas municipais que serão Eco Pontos, centro coletor para o descarte correto do óleo usado.
Durante o programa, serão realizados concursos de desenho, redação e paródia sobre educação ambiental com a premiação aos vencedores com notebooks, máquina fotográfica e bicicleta. Os professores municipais serão voluntários na divulgação do programa, e a verba arrecadada com a venda do óleo coletado será repassada para entidades assistenciais do município.
Iniciado em 2008, o Programa Recicla Óleo já recolheu 57 mil litros de óleo, o que significa em termos de passivo ambiental, que 57 bilhões de litros de água deixaram de ser contaminados devido ao descarte correto.
Serviço:
Escola Municipal Gabriela Mistral – Rua Inhauma nº 89, Vila Operária
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá