O Programa Trabalho Seguro chega amanhã a Itaipu Binacional. A empresa vai assinar um protocolo de cooperação técnica que formaliza a adesão da hidrelétrica ao programa do Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior do Trabalho. O objetivo do termo é a criação de um comitê interinstitucional na região para planejar, propor e promover práticas de prevenção de acidentes, bem como de fortalecimento da política nacional de segurança do trabalho.
Itaipu também fará um levantamento dos dados relativos a acidentes do trabalho na usina e incluirá as informações num banco de dados nacional, que pretende analisar as ocorrências mais comuns em cada setor da indústria e estudar formas de prevenção.
O evento será realizado no Cineteatro dos Barrageiros, das 8h às 9h30. Além dos empregados da usina e do Parque Tecnológico Itaipu, participarão também o presidente do TST e CSJT, ministro João Oreste Dalazen, a diretoria da empresa, cerca de 150 juízes do Trabalho do Paraná, representantes do Ministério Público do Trabalho no Estado e de cinco sindicatos, inclusive o dos terceirizados da Itaipu.
Durante a cerimônia de assinatura do termo, a gerente da Divisão de Medicina do Trabalho, dra. Fernanda Cabral Schveitzer, fará uma apresentação da área de Saúde e Medicina do Trabalho da Itaipu, enfatizando os programas relacionados à Saúde do Trabalhador. O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o ministro Dalazen também farão pronunciamentos e, após o evento, o ministro fará uma visita à usina e ao PTI.
Acidentes
No Paraná, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná, são 7,98 óbitos a cada 100 mil trabalhadores, o que coloca o estado em 4º lugar entre os que mais apresentam mortes em acidentes de trabalho.
O presidente do TST, João Oreste Dalazen, lembra da urgência em se divulgar esse projeto. “Os trabalhadores se dirigem aos locais para ganhar a vida e não para serem mutilados. Queremos progresso e vida, e não progresso e morte. Estamos desenvolvendo uma verdadeira cruzada cívica em prol da preservação da vida e da dignidade das pessoas”, declara.
Trabalho Seguro
O Programa Trabalho Seguro, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – criado pela Resolução nº 96/CSJT, de 23 de março de 2012-, tem como meta formular e divulgar projetos e ações que visem à prevenção de acidentes de trabalho e ao respeito às normas da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
O projeto foi criado em 2011, pelo TST e CSJT, em decorrência do grande número de acidentes de trabalho registrados pelo Ministério da Previdência. No TST, cerca de 20% dos processos julgados anualmente têm pedidos de indenizações decorrentes de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho.
Já foram palco de atos públicos pelo trabalho seguro oito estádios que estão sendo construídos ou reformados para a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, nas cidades de Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá e Rio de Janeiro. Mais de 15mil operários assistiram a vídeo e receberam material educativo que fala sobre prevenção de acidentes.
(Rafaela Alvim)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
Edição: Equipe Fenatracoop