O Hospital São Lucas, de Cascavel, foi credenciado esta semana pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar procedimentos cardiovasculares de alta complexidade. A unidade, que será referência para região oeste, tem equipamentos de última geração como poucos serviços de cardiologia no Brasil. Atualmente, o Paraná conta com 20 unidades de assistência cardiovascular de alta complexidade e seis centros de referência da área.
Hoje, 64% dos atendimentos realizados no Hospital São Lucas são pelo SUS. Com o credenciamento, a população passa a ter acesso ao serviço de cardiologia também por meio do Sistema Único de Saúde. O hospital trabalhará com a estrutura completa e plantões médicos diários, além de realizar cirurgias cardiovasculares, cirurgias vasculares, cardiologia intervencionista e procedimentos endovasculares extracardíacos pelo SUS.
O São Lucas é um hospital universitário vinculado à Faculdade Assis Gurgacz e oferece 137 leitos – 86 leitos SUS e 20 leitos de UTI, dos quais 10 atendem pelo Sistema Único de Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou tratar-se de um hospital parceiro da secretaria e que será referência para a região Oeste em procedimentos cardiovasculares. “O investimento feito pela Fundação é de alto nível e evitará que a população precise ser transferida para um grande centro para receber atendimento de alta complexidade em cardiologia”, afirmou.
O São Lucas também busca o credenciamento como hospital de ensino e estuda ter residência médica para a área de cardiologia. O diretor administrativo do Hospital São Lucas, Ildemar Marino Canto, afirma que serão ampliados os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, especialmente de exames e consultas ofertados pelo setor de cardiologia.
Além do Hospital São Lucas, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná e o Hospital Salete também são unidades de assistência cardiovascular para a região oeste.
Norte – A Santa Casa de Londrina também foi credenciada para realizar procedimentos endovasculares extracardíacos. A Santa Casa tem unidade de assistência de alta complexidade cardiovascular e já realiza cirurgias cardiovasculares e procedimentos em cardiologia intervencionista, cirurgias cardiológicas pediátricas e cirurgias vasculares.
Centros de Referência Cardiovascular do Paraná
Hospital Angelina Caron
Hospital de Clínicas
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Evangélico de Curitiba
Hospital Santa Casa de Curitiba
Hospital Universitário do Norte do Paraná – Londrina
Unidades de Assistência Cardiovascular de Alta Complexidade
Associação Hospitalar Bom Jesus – Ponta Grossa
Cruz Vermelha Brasileira do Paraná – Curitiba
Associação Beneficente de Saúde do Paraná – Toledo
Hospital de Caridade São Vicente de Paulo – Guarapuava
Hospital e Maternidade Santa Rita – Maringá
Hospital Evangélico de Londrina – Londrina
Hospital Ministro Costa Cavalcanti – Foz do Iguaçu
Hospital Nossa Senhora do Rocio – Campo Largo
Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits – Francisco Beltrão
Hospital Regional João de Freitas – Arapongas
Hospital Salete – Cascavel
Hospital São Vicente – Curitiba
Hospital Universitário Cajuru – Curitiba
Hospital Universitário do Oeste do Paraná – Cascavel (aguarda credenciamento pelo Ministério da Saúde)
Instituto Nossa Senhora Aparecida – Umuarama
Rede de Assistência à Saúde Metropolitana – Sarandi
Policlínica Pato Branco – Pato Branco
Santa Casa de Londrina – Londrina
Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa – Ponta Grossa
Santa Casa de Paranavaí – Paranavaí Fonte: AEN/PR