A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e as 15 entidades que coordenaram a 16ª edição da Festa da Canção comemoraram o encerramento do evento, que este ano rendeu saldo positivo, atraindo ainda mais pessoas que no ano passado. A estimativa dos organizadores é que a lucratividade tenha aumentado em pelo menos 30% nos 10 dias de festa, que reuniu mais de 30 mil pessoas.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, o número de visitantes aumentou por conta das novidades oferecidas ao público. “A festa foi remodelada e implantamos várias atrações que foram amplamente divulgadas para que o público aumentasse, como o show Teatro Musical. Acreditamos que este foi o grande diferencial para arrecadar mais recursos para projetos sociais”, afirmou.
Segundo a coordenadora da barraca xote, da Pastoral da Criança, Leilane Rodrigues Garnica Wesselovicz, as vendas deste ano aumentaram bastante em relação aos anos anteriores. “Foi a edição em que mais obtivemos sucesso. A organização este ano foi bem melhor e a divulgação também atraiu grande número de visitantes. Chegou gente aqui pedindo pela costela que passou na televisão”, contou.
O coordenador do evento, Celso Ravagnani, explicou que o maior movimento se deu nos finais de semana. “O público maior mesmo é sempre no fim de semana, principalmente no último, tanto de consumidores como de pessoas que foram prestigiar as apresentações culturais”, destacou.
Na última sexta-feira (15), o vice-prefeito, Roberto Pupin, visitou as barracas da Festa da Canção, conversou com voluntários e parabenizou as entidades e a Sasc pela organização. “A festa desse ano foi pensada e organizada para atender ao público, oferecendo barracas com pratos típicos, feira de artesanato e apresentações culturais variadas. Só temos a agradecer a participação da comunidade de Maringá, que sempre se mostra solidária”, concluiu.
Teatro Musical
O grande diferencial da programação cultural desta edição da Festa da Canção foi o Show Teatro Musical, com duas apresentações temáticas por dia inspiradas em ritmos como samba, tango, rock, country e flamenco. A estimativa da Secretaria de Cultura é que mais de 10 mil pessoas tenham assistido às apresentações culturais durante a Festa da Canção.
Segundo a secretária de Cultura, Flor Duarte, o objetivo foi fortalecer o evento como a festa da Cidade Canção, promovendo espetáculos musicais. “Oferecemos atividades culturais diferenciadas, com teatro e música, para aumentar os atrativos e atrair mais participantes para contribuir com as entidades assistenciais. Nos surpreendemos com a quantidade de pessoas que se reuniram todos os dias em frente ao palco para prestigiar as apresentações”, avaliou.
Barraca da Sasc
A Sasc manteve uma barraca de atendimento ao público durante todos os dias da Festa da Canção. No local foram expostos os trabalhos desenvolvidos por crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos programas sociais ofertados pelo município.
Dando continuidade ao trabalho da secretaria na festa, nesta segunda-feira (18), o Serviço de Abordagem ao Morador de Rua reuniu alguns moradores na Barraca da Aliança da Misericórdia, que continuou aberta para esta ação.
O grupo foi levado para tomar banho, fazer barba e cortar cabelo. Na volta à barraca, os moradores de rua foram atendidos pela equipe de assistentes sociais e psicólogos da Sasc para encaminhamentos. Eles almoçaram e participaram de uma missa.
Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, o objetivo da secretaria é que não haja nenhuma pessoa em situação de rua. “Em Maringá temos muitos programas sociais e esta é a maior justificativa para que ninguém fique na rua”, conclui.
Serviço
Informações na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, pelo telefone (44) 3221-6405.
Fonte: Deparatamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá