As casas são construídas com material alternativo e oferecem um nível de conforto considerado muito bom pelos moradores
Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
As três famílias que moram nas casas construídas com materiais inovadores aprovaram as residências. Os imóveis foram construídos em parceria entre Prefeitura, e as empresas Embaforte, de Curitiba e a Inovar Construções, de Maringá. Duas casas foram construídas através de programas do Finep e Ministério da Ciência e Tecnologia.
Construídas no Jardim Monte Rei, as residências estão ocupadas por famílias que se enquadram na linha de projetos da Secretaria de Habitação de Interesse Social, e apesar do pouco tempo nas residências já aprovaram o novo modelo de material utilizado nas casas.
Uma das casas é construída com blocos de gesso especial, outra com chapas de madeira e revestimento externo de pvc e uma terceira também de madeira especial, com a tecnologia Wood Frame. O sistema construtivo Wood Frame faz parte do conjunto de sistemas CES, Construção Energitérmica Sustentável.
O termo CES transmite de forma clara as principais características da construção: ótimo desempenho térmico da edificação e ganho na economia de energia, tanto durante o processo construtivo, como após ocupação do imóvel; e sustentável, devido ao uso de eco-materiais, como o OSB e estruturas de madeiras provenientes de florestas renováveis, melhor eficiência energética do sistema e ótimo desempenho térmico e acústico da edificação, menor desperdício de materiais e geração de resíduos (menos de 1%), redução de consumo de água e baixa emissão de CO2. Além disso, o sistema permite reduzir o prazo de construção das casas.
Agradável
A laboratorista Luziana Pereira da Silva, que mora há uma semana com o filho na casa de madeira revestida de pvc, aprovou o imóvel. “Quando me disseram que era uma casa de madeira lembrei da casa onde minha mãe mora, no sítio, que mesmo nos dias mais quentes está sempre com uma temperatura agradável”, afirmou.
Luziana morava no Herman Moraes de Barros, em uma casa locada, e já está providenciando a construção de um muro em torno da nova morada. “A casa é ótima e o lugar muito bom, alto e ventilado”, alogiou. A dona de casa Marisa Lopes de Macedo mora com dois filhos na casa de madeira, e também aprovou a novo imóvel.
Ela conta que morava em uma casa de alvenaria, no Jardim Alvorada, e ficou na dúvida ao se mudar para um imóvel de madeira. “Nestes dias que estou aqui já choveu forte, esfriou um pouco e fez muito calor e a casa está aprovada”, afirmou.
A jovem Camila Hilário da Silva, que mora com a mãe e um irmão na casa de gesso, também confirma a qualidade do imóvel. “Morávamos no Parque das Bandeiras aqui perto e acompanhamos a montagem da casa, mas morar aqui comprovou que é uma casa muito boa”, disse. Ela elogiou também o local onde a casa foi montada. “Deixou as casas mais bonitas ainda”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá