Três entidades representativas de fornecimento de tecnologia da cidade fazem a divulgação do ISS junto aos empresários
O setor de tecnologia está fomentando, junto à Prefeitura Municipal e ao Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), o ISS tecnológico em Londrina. O ISS Tecnológico institui benefícios fiscais para as empresas prestadoras de serviços que realizaram investimentos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico no município. Foi instituído pela Lei nº. 10.994, de 15 de setembro de 2010, e regulamentado pelo Decreto n° 411, de 29 de abril de 2011, no Jornal Oficial n° 1.551
A lei prevê investimentos no valor de até R$ 1 milhão. Os empresários interessados em receber o benefício devem encaminhar seu projeto para a Codel, conforme modelo disponível no site http://www1.londrina.pr.gov.br/codel/. Na página, está disponível um passo a passo.
De acordo com o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Marcus Von Borstel, três entidades representativas de fornecimento de tecnologia de Londrina vão fazer a divulgação e também fomentar o programa ISS tecnológico junto aos empresários: Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (CINTEC), Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL TI Londrina) e Sindicato da Informática (Sinfor).
“O fomento do ISS tecnológico será pela divulgação em seus sites e contatos com empresários, por exemplo”, pontuou Von Borstel. “Nós temos agora o setor de tecnologia da informação empenhado e as entidades ligadas ao setor de T.I, fomentando este importante incentivo da administração municipal, que é o ISS tecnológico, para que este programa tenha o maior êxito possível”, destacou o diretor da Codel.
Marcus Von Borstel conversou com as entidades, divulgando o programa aos associados e seus membros. “A ideia é que esses empresários do setor de serviços, que desejam adquirir tecnologia, possam estar juntos, procurando esse fornecedor de tecnologia”, observou. “Para que juntos possam desenvolver o projeto que torne a empresa mais competitiva e, posteriormente, apresente esse projeto para a Codel”, completou.
A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e Associação dos Profissionais de Propaganda de Londrina (APP Londrina) também vão divulgar aos seus associados este importante incentivo para a cidade.
Entidades
Para o presidente do APL de TI Londrina, Lucio Kamiji, o ISS tecnológico é uma oportunidade excelente, pois ajuda os dois lados. “Beneficia as empresas de T.I de Londrina em projeto, bem como ainda oferece produto de qualidade às empresas prestadoras de serviço”, ressaltou.
O presidente da Sinfor, Gilmar Machado, destacou que o ISS tecnológico foi um “tiro certo” da Prefeitura de Londrina. “Para fomentar o software dentro da cidade”, disse. “Oportunidade das empresas do setor de T.I de Londrina de alavancar seus negócios e, ao mesmo tempo, conscientizar as empresas que não são da área, de melhorar a qualidade dos serviços que prestam para a comunidade”, completou o presidente da Sinfor.
Ele disse que, com o ISS tecnológico, a empresa verá o retorno do imposto que está pagando, tanto no aumento da produção, como na atualização no mercado. “Além disso, estará comprando um produto de boa qualidade”, enfatizou.
Outro ponto destacado, por Machado, foi a imagem da cidade dentro do setor de tecnologia. “Vender, junto com as outras empresas, a imagem de que Londrina tem condições de produzir e vender produtos de tecnologia de alta qualidade”, frisou.
“Para que o empresário de Londrina esteja seguro em gastar com produtos da cidade, e não ir comprar em outros locais. Que a cidade tem um software de qualidade. E que ele não precisa mais buscar tecnologia em São Paulo, ou Rio de Janeiro, por exemplo”, completou Machado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina