Mais de cem gestores da rede municipal de ensino participam nesta terça-feira (3) do primeiro encontro do programa de qualificação e ampliação da educação integral do município, uma parceria da Prefeitura de Maringá e Fundação Itaú Social. O curso dividido em oito encontros e com 32 horas no total, é ministrado por técnicos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e se estenderá até dezembro.
O programa organizado para assessorar os profissionais da educação integral, em Maringá desenvolvido no programa Mais Educação, capacitará mais de 230 servidores, entre diretores, coordenadores, orientadores e professores da rede municipal de educação. Nas capacitações também serão avaliados o impacto do programa, com visitas bimestrais em escolas para acompanhamento mais direto e registro do processo.
A série de capacitações abrange em especial três áreas: Corpo e Movimento; Cultura, Arte e Ludicidade, além dos educadores terem a oportunidade de conhecer e vivenciar a metodologia de projetos e de oficinas. A gerente do Mais Educação, Leonildes Mamprim, explicou que as capacitações irão complementar e auxiliar o planejamento de ações do programa municipal.
“Apesar da educação integral ser ainda incipiente no país, Maringá desde 2009 desenvolve o programa Mais Educação, atendendo mais de 3.400 crianças no município. Para os professores e gestores da educação integral será fundamental o curso, com novos conceitos e referenciais que ampliarão o repertório didático, além de auxiliar no desenvolvimento integral das crianças”, explicou Leonildes.
Mais Educação
No programa Mais Educação os alunos participam de oficinas nas áreas de artes, esportes e acompanhamento pedagógico. No contraturno escolar são realizadas mais de quatro horas diárias de atividades educacionais, atendendo crianças do Ensino Fundamental de 21 escolas da rede municipal.
O Mais Educação é realizado principalmente em territórios de alta vulnerabilidade social, e conta com a parceria das secretarias de Assistência Social, Esportes, Cultura e Meio Ambiente, além da participação de entidades da sociedade civil como Sesi, Sesc e outras empresas que contribuem com espaços físicos para o desenvolvimento de atividades com as crianças.
A maioria das escolas onde funciona a jornada ampliada, também abre as portas à comunidade, um domingo por mês oferecendo atividades artísticas e culturais, bem como serviços de saúde e cidadania com a iniciativa do programa municipal Escola Aberta, com a intenção de aproximar as escolas de suas comunidades.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá