O governador em exercício, desembargador Miguel Kfouri Neto, participou nesta quinta-feira (01/11) da cerimônia que eleva as comarcas de Cianorte e Campo Mourão de entrância intermediária à entrância final. Com a modificação, o atendimento à população será aprimorado, com aumento no número de serviços e profissionais.
As comarcas receberão do Tribunal de Justiça mais dois juízes de direito substituto, dois assessores bacharéis em direto para cada juiz e novas Varas estaduais. “Com a elevação, o serviço do Judiciário no Noroeste vai fluir com muita rapidez e o resultado é sempre benéfico para a população, além de colaborar para estabilizar a magistratura e os serviços judiciários”, disse Kfouri, que também é presidente do Tribunal de Justiça.
O governador em exercício explica ainda que o TJ implantou nas comarcas um sistema digital para acelerar o trâmite dos processos. Com isso, o serviço de despacho diminuiu, de 30 a 45 dias, para meia hora no máximo. Em todo o estado, somente no último ano foram aprovadas as elevações de 10 comarcas da entrância intermediária à final. No mesmo período, cinco comarcas de entrância inicial passaram à intermediária.
Depois da cerimônia em Campo Mourão, o governador em exercício receberá o título de cidadão honorário do município. A homenagem é reconhecimento à atuação dos desembargadores no processo que aprovou a elevação da comarca de Campo Mourão à entrância final.
O primeiro-vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, conduziu as solenidades, que teve a participação ainda do gestor do processo de instalação e estatização, desembargador Guilherme Luiz Gomes; do corregedor-geral, desembargador Noeval de Quadros e do desembargador Espedito Reis do Amaral.
CIANORTE – A comarca de Cianorte, que integra a 25.ª Seção Judiciária e atende também aos municípios de Indianápolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé, conta com um juizado especial cível e criminal; duas varas cíveis; uma vara criminal; uma vara da infância e da juventude família, registros públicos, acidentes do trabalho e corregedoria; um ofício distribuidor, contador, partidor, avaliador e depositário público.
CAMPO MOURÃO – A comarca de Campo Mourão integra a 23.ª Seção Judiciária, que abrange Farol, Janiópolis e Luiziana. A comarca conta com um juizado especial cível e criminal; duas varas cíveis; duas varas criminais; uma vara da infância e da juventude, família, registros públicos, acidentes do trabalho e corregedoria; um ofício distribuidor, contador, partido, avaliador e depositário público.
Fonte: AE/PR