Revista Época – Dá para ter amigos de verdade na era do Facebook? Amizades próximas e distantes existem desde a época do filósofo Aristóteles – e são igualmente importantes para nossa vida. Como fazer amigos de verdade em tempos de redes sociais. Revista IstoÉ – O francês Carlos Gardel. Agora é definitivo, porque na semana passada o fato foi finalmente comprovado por documentação: Carlos Gardel, um dos maiores ídolos da música argentina, nasceu mesmo na França… Revista Carta Capital– Relata como o “mensalão” reanimou o antilulismo no país. E também: os incêndios nas favelas paulistanas…
Revista Época
Dá para ter amigos de verdade na era do Facebook?
Amizades próximas e distantes existem desde a época do filósofo Aristóteles – e são igualmente importantes para nossa vida. Como fazer amigos de verdade em tempos de redes sociais
A internet e as redes sociais estão tornando as amizades superficiais? Para responder a essa pergunta, a escritora americana Arlynn Presser, de 51 anos, optou por uma solução radical: conhecer pessoalmente, um a um, todos os seus 325 amigos virtuais. Ela tomou a decisão ao terminar um casamento de 23 anos, no mesmo momento em que vivia a síndrome de “ninho vazio” – seus dois filhos, Joseph, de 23 anos, e Eastman, de 19, haviam saído de casa para iniciar a vida de adulto. “Eu me senti desconectada de minha família e percebi que dependia de meus amigos do Facebook”, disse Arlynn a ÉPOCA. “Mas quem eram aquelas pessoas? Seriam amigos de verdade, mesmo que eu não os visse com frequência ou, em alguns casos, sem nunca tê-los conhecido pessoalmente?”. De janeiro a dezembro de 2011, Arlynn deixou a pequena Winnetka, município de 12 mil habitantes no Estado americano de Illinois, e viajou por 51 cidades em 11 países. Em seu périplo, fez 45 voos, encontrou 292 amigos e superou um terrível inimigo interior – Arlynn sofre de um distúrbio de ansiedade que, nos últimos anos, a impedira de sair de casa. Ela reencontrou colegas dos tempos de escola e conheceu cara a cara seus adversários nos jogos virtuais. Alguns “amigos” não acharam tempo para Arlynn. Um exigiu que ela fosse sozinha a sua casa. Arlynn recusou. No balanço, diz que a experiência foi enriquecedora: “Senti-me muito próxima de algumas pessoas, mas percebi que sempre fica uma distância imposta pela internet”.
Entrevista O antropólogo William Ury tenta levar a paz ao Oriente Médio pelo exemplo de Abraão, patriarca de três religiões
Investigação Dinheiro na mão (do PP) é vendaval
Mensalão A semana em que Joaquim Barbosa falou sozinho
Drogas ONG que trata usuários de crack é acusada de desviar verba
Argentina País empobrece, mas Cristina Kirchner não larga o poder.
Revista IstoÉ
O francês Carlos Gardel
por Antonio Carlos Prado, Fabíola Perez e Laura Daudén .Agora é definitivo, porque na semana passada o fato foi finalmente comprovado por documentação: Carlos Gardel, um dos maiores ídolos da música argentina, nasceu mesmo na França. Sua certidão de nascimento foi localizada pelo historiador Juan Carlos Esteban. O cantor nasceu em Toulouse em 11 de dezembro de 1890 e quando tinha 2 anos e 3 meses a sua mãe o levou consigo para viver em Buenos Aires – ele se naturalizou em 1923. Em tempo: se o maior nome do tango nasceu na França, também a maior cantora brasileira não nasceu no Brasil: Carmen Miranda era portuguesa.
93% Dos brasileiros votariam em Barack Obama para um segundo mandato na Presidência dos EUA, caso pudessem participar das eleições americanas. 7% dariam seu voto ao republicano Mitt Romney. A pesquisa foi feita conjuntamente pelo Ibope…
Dos brasileiros votariam em Barack Obama para um segundo mandato na Presidência dos EUA, caso pudessem participar das eleições americanas. 7% dariam seu voto ao republicano Mitt Romney. A pesquisa foi feita conjuntamente pelo Ibope Inteligência e Wordlwide Independent Network of Market Research.
Jornal denuncia abuso sexual entre escoteiros
Bomba na tradicional Boy Scouts of America, a organização de escoteiros dos EUA: o jornal “Los Angeles Times” publicou uma reportagem que expõe, pela primeira vez, arquivos confidenciais da instituição.
Bomba na tradicional Boy Scouts of America, a organização de escoteiros dos EUA: o jornal “Los Angeles Times” publicou uma reportagem que expõe, pela primeira vez, arquivos confidenciais da instituição. Segundo o jornal, há registros de 500 casos de abuso sexual dentro da organização entre 1970 e 1991. Mais: 80% das denúncias não foram formalmente reportadas à polícia. A Corte de Oregon já ordenou a liberação de mil arquivos. A Boy Scouts tem mais de 4,5 milhões de escoteiros nos EUA.
SAÚDE
Ele não é pequeno, a barriga é que é grande
O site inglês We Love Our Heart pesquisou e divulga: 33% dos homens ingleses com idade entre 35 e 60 anos “não enxergam seus órgãos sexuais devido ao volume abdominal”. O resultado é preocupante do ponto de…
O site inglês We Love Our Heart pesquisou e divulga: 33% dos homens ingleses com idade entre 35 e 60 anos “não enxergam seus órgãos sexuais devido ao volume abdominal”. O resultado é preocupante do ponto de vista da saúde, uma vez que envolve excesso de peso e de gordura, implicando risco para desenvolvimento de diabetes e de enfermidades cardíacas.
Visitaram ISTOÉ o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, onde foi recebido pelo presidente executivo da Editora Três, Caco Alzugaray. Russomanno esteve acompanhado do candidato a vice, Luiz Flávio…
Revista Carta Capital
Relata como o “mensalão” reanimou o antilulismo no país. E também: os incêndios nas favelas paulistanas.
A tragédia é atribuída a uma briga de casal. A polícia prendeu o travesti Fidélis Melo de Jesus, de 37 anos, conhecido como Eliete, que teria ateado fogo no companheiro. Ambos eram usuários de crack.
A polícia trata o caso como uma fatalidade originada de um crime passional. Mas a versão não convence a todos. Segundo as primeiras informações passadas pelos bombeiros, havia três focos de incêndio na favela, distantes cerca de 50 metros um do outro. “Curioso notar que os moradores vitimados são os mesmos que há 15 dias tinham relatado a ocorrência de forte pressão psicológica por parte da municipalidade, que exigia que esses moradores deixassem o local até outubro”, afirma uma nota da Associação de Moradores do Moinho. “Outra dúvida que cerca esse novo episódio se refere aos três focos iniciais de incêndio, pondo em dúvida a versão apresentada de briga de viciados em drogas.”
Segundo Francisco Miranda, presidente da entidade, desde 2006 a prefeitura tenta remover a favela, onde vivem 532 famílias, que totalizam 1.656 moradores, segundo dados do IBGE. Enquanto a administração municipal tenta desapropriar a área e utilizá-la para outros fins, os habitantes buscam conquistar o direito de permanecer no local. “Estamos lutando para que o poder público ofereça opções de moradia aqui mesmo, na região. Mas a prefeitura insiste em oferecer bolsa aluguel, indenizações irrisórias ou a promessa de um apartamento, só que longe daqui.”…
Aborda a discussão no Senado sobre o uso do amianto. E também: Na teoria do domínio funcional dos fatos estaria a chave para a condenação de Dirceu.
aborda os desdobramentos do julgamento do “mensalão”. E também: Obama e a convenção multiétnica dos democratas. Brasiliana
Uma escola de Heliópolis derruba dogmas e une a comunidade
18 | Rosa dos Ventos
Mauricio Dias e os rumos do mundo político
20 | A semana
A opinião de CartaCapital sobre os assuntos do momento
23 | Blogs do Além
Vitor Knijnik psicografa os grandes falecidos
Seu País
26 | Lula, o alvo eterno
O “mensalão” reanima o antilulismo e a tentativa de minar a influência eleitoral do ex-presidente
32 | O domínio do fato e as provas
Para aplicar a teoria, é preciso sinais inequívocos de adesão aos crimes
34 | Fatalidade ou crime?
Após a tragédia do Moinho, o Ministério Público promete investigar a onda de incêndios em favelas, localizadas nas regiões de maior valorização imobiliária da capital paulista
38 | O último e tardio “aviso” a Jango
Uma carta inédita do general Pery Beviláqua de 31 de março de 1964
Nosso Mundo
40 | Um outro beta
Hugo Chávez lança novos programas sociais para atrair as classes emergentes e os jovens e garantir em 7 de outubro os votos do “chavismo light”
44 | Mais um peixe morre pela boca
As recentes gafes de Mitt Romney comprometem a candidatura republicana
Lances e apostas
46 | Federer vem aí
Luís Felipe Tavares, o Ipe, traz ao País um torneio de tênis como há muito não se via
48 | Mais-Valia
O mundo dos negócios em doses homeopáticas
Ideias
50 | Caçada ao racismo
Como o Brasil se debate na luta simbólica e pragmática contra o preconceito racial, a exemplo da atual polêmica sobre a obra de Monteiro Lobato
55 | Saúde
Os diagnósticos do dr. Drauzio Varella
56 | Tecnologia
O admirável mundo novo, por Felipe Marra Mendonça, direto de Londres
Plural
60 | O engenho de dentro
A qualidade de Emygdio de Barros e Raphael Domingues extrapola o viés psiquiátrico
65 | O som da imagem
por Oliviero Pluviano
66 | O último senhor dos cinemas
O exibidor Francisco Luccas sonha em reviver a cinelândia paulistana
65 | Refogado
Marcio Alemão tempera o mundo com graça
68 | Cariocas (quase sempre)
Diretamente de Ipanema, Carlos Leonam
69 | Bravo!
Dropes sobre cultura e entretenimento
Nossos colunistas
25 | Claudio Bernabucci
Vê o Brasil com os olhos do mundo e o mundo com os olhos do Brasil em fronteiras
31 | Luiz Gonzaga Belluzzo
Na contracorrente da globalização
37 | Delfim Netto
Faz a análise crítica da economia, em sextante
54 | Thomaz Wood Jr.
gestão e o mundo dos negócios
58 | Nirlando Beirão
Duas páginas sobre quem tem estilo e quem não tem
64 | Afonsinho coloca esporte e política na marca do pênalti
74 | Retratos Capitais
As personalidades em evidência
Revista Veja
Deputados Mensaleiros – Quem paga a conta é você
Valdemar Costa Neto, do PR, e Pedro Henry, do PP, devem entrar para a lista de deputados federais condenados. Ela já conta com o petista João Paulo Cunha
Só neste ano, com dados até setembro, os três somaram mais de 2,8 milhões de reais em salários e verbas de gabinete. Até dezembro, com as duas rubricas, cada um deve gerar despesas de mais 367 000 reais, excluídos gastos com passagens aéreas, correios, telefonia e consultorias.
Apenas com a cota para o exercício da atividade parlamentar, recursos públicos para que o deputado pague pesquisas, assessoria e transporte, por exemplo, João Paulo já desembolsou 179 018,23 reais até setembro; Henry registra despesas de 126 616,61 reais na cota; e Valdemar Costa Neto outros 111 761,01 reais.
Os deputados mensaleiros, que devem ser condenados pela ampla maioria dos ministros da corte até o final do capítulo sobre a compra de votos parlamentares, vão compor a lista dos já penalizados Natan Donadon (PMDB-RO) e Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), congressistas que, mesmo apenados pelo STF, insistem em permanecer na Câmara. Com a apresentação de poucos projetos e sem representatividade no parlamento, os dois se resumem praticamente a gerar gastos ao poder público.
Reinaldo Azevedo: Paulo Rocha, mensaleiro graúdo, admite que houve crime
Radar: Temendo ser vaiado, petista Dirceu decide não ir à formatura da filha
Infográfico: Confira placar das votações até aqui, crime por crime, réu por réu
Corrupção
Mensalão: Lula agora se cala e PT fica desnorteado
Ex-presidente silencia diante de revelações de Valério em VEJA da última semana
Os segredos do mensalão: A reportagem completa da edição passada de VEJA
Ricardo Setti: As novas revelações poderiam levar Lula para o banco dos réus
Internacional
Pressões demográficas redesenham a arena política
Crescimento populacional nunca foi tão desigual. Saiba como isso afetará eleições
Eleição nos Estados Unidos: O peso do eleitorado evangélico é cada vez menor
Análise: Demografia está do lado dos democratas – as minorias serão a maioria
Eleições 2012
Religião domina o debate na corrida eleitoral em SP
Candidatos disputam apoio das igrejas. Os líderes católicos criticam ‘manipulação’
Rio: Partidos aprendem que tratar eleitorado religioso como rebanho é equívoco.
Edição: Equipe Fenatracoop