Destaques na Revista Veja
Empreiteira explora trabalhadores em canteiro do Minha Casa, Minha Vida.
Os fiscais de Vera Lúcia encontraram trabalhadores em condições irregulares nos canteiros de obras tocadas pela MRV, a principal parceira do governo no Minha Casa, Minha Vida. Isso colocou a construtora na lista das empresas que mantêm seus empregados em condições degradantes, o que as impede de fazer negócios com a União e receber recursos de órgãos oficiais. Assim, em obediência às regras, a Caixa Econômica Federal suspendeu novos financiamentos à MRV, cujas ações perderam valor na bolsa. O que Vera Lúcia não sabia é que muita gente acima dela considera a construtora intocável. Ela conta que começou a receber pressões de seus superiores no ministério para tirar a MRV da “lista suja”. A auditora resistiu, mas as pressões aumentaram muito depois de uma visita de Rubens Menin, dono da MRV, ao ministro do Trabalho, Brizola Neto. Desde então, ela passou a ser questionada pelos assessores do ministro sobre a legitimidade da inspeção da obra de Americana. Um deles chegou a insinuar que os fiscais não tinham critérios nem qualificação para autuar as empresas. “Estão querendo pôr um cabresto político na inspeção do trabalho”, disse Vera, dias depois de renunciar ao cargo.
Brasil
Mensalão; O Supremo define nesta semana a pena dos condenados
Governo; Pressões contra “lista suja” do trabalho escravo
Polícia; Bandidos de farda sequestram criminosos para extorqui-los
Gente
Especial;China: mudança no comando
Aviação; Os riscos das pistas únicas
Educação; O professor nota 10
Família; Uma história de amor e adoção
Pré-sal; Respostas aos desafios da nova fronteira energética
Vida digital; A revolução da banda larga
Ideias; Nobel da Paz para a Europa não se esquecer dos avanços
Religião; As crianças que trabalham como pastores
Ambiente; As baleias voltam ao litoral brasileiro
Negócios; O investimento no vinho
Espaço; Descoberto o planeta mais próximo ao sistema solar
Guia
Crianças; Como manter o equilíbrio entre o prazer e a disciplina. A vaidade precoce
______________________________________________________________________________________________
Destaques IstoÉ
Brasil
A última fatura Prestes a deixar seus cargos, prefeitos se apressam em fechar convênios que extrapolam a atual gestão.
Ministério Público investiga a onda de contratos firmados no apagar das luzes.
Como Duda encolheu
Nos últimos anos, Duda Mendonça viu seus negócios minguarem e foi fazer campanhas até na Polônia. Apesar de absolvido no mensalão, seus problemas com a Justiça ainda não acabaram.
Supremo blindado
Depois de reforçar a segurança para o julgamento do mensalão, o STF vai contratar mais 90 homens para fazer a escolta pessoal dos ministros.
Quem quer ser noviça
Nos últimos anos, o número de freiras vem caindo no Brasil. Como é a rotina das jovens que, nos dias de hoje, decidiram trocar família, emprego e badalação por uma vida de regras, orações e trabalhos voluntários.
De onde vem tanta autoconfiança? Como a inteligência emocional – além de golpes certeiros – ajuda o campeão Anderson Silva a nocautear adversários.
O retrato da nova família
Censo mostra como a ampliação da participação feminina no mercado de trabalho, a maior expectativa de vida e as facilidades para se divorciar mudam a cara da sociedade brasileira .
Caso reaberto Laudo da Polícia Técnico-Científica revelado com exclusividade por ISTOÉ leva à reabertura do inquérito sobre o assassinato do executivo da Yoki Marcos Matsunaga.
PCC rompe fronteiras Documentos da Justiça revelam que a organização criminosa paulista passou a atuar em todo o Brasil, e autoridades responsáveis pela segurança nos outros Estados unem forças para evitar seu crescimento.
Gente
Casamento à moda antiga A modelo Fabiana Semprebom foi surpreendida pelo namorado, o tenista argentino Guilhermo Cañas, com um pedido de casamento à moda antiga.
No escurinho do cinema com Dilma O Ministério da Cultura está organizando uma exibição do filme “O Palhaço” no Palácio da Alvorada – residência oficial da presidenta Dilma Rousseff
Amizade da vida real à ficção Além de dar vida aos inseparáveis Jorge e Armani do seriado “Tapas & Beijos”, Fábio Assunção e Vladimir Brichta também são amigos do peito.
__________________________________________________________________________________________________
Destaques Carta Capital
A real reforma do Estado
Após nove anos, completados no sábado 20, o Bolsa Família tornou-se um programa social aclamado no mundo. A quase totalidade dos preconceitos e mitos que alimentavam a oposição à sua existência foi desmentida pelos fatos. O programa não colocou sob o cabresto de Lula e do PT o voto dos eleitores mais pobres. Como é depositado direto em uma conta do cadastrado, ele eliminou a intermediação que sustentava os coronéis locais nos quatro cantos do País. Não fez vicejar uma geração de preguiçosos e vagabundos dispostos a trocar um emprego pelo benefício mensal que varia de 32 a 306 reais. Não transformou as mulheres em parideiras, prontas a colocar filhos no mundo em troca dos caraminguás ofertados pelo governo. A taxa de natalidade das beneficiárias está em queda, como acontece entre as demais mulheres. Muito menos desvinculou o benefício de metas escolares. Ao contrário. Os dados mostram que o controle tornou-se mais eficiente. A frequência das crianças beneficiadas pelo Bolsa é de 95,5%. A taxa de aprovação supera a da média dos alunos da rede pública (80% a 75%). A evasão escolar é 50% menor.
Fogos à hipocrisia
Basta ver as estatísticas do STF para ver que o Brasil continua o mesmo
Dúvidas supremas
Os impasses no julgamento do “mensalão”
Inofensivos ou não?
A Anvisa tenta controlar o consumo de suplementos
A real reforma do estado
Para Tereza Campello, o cadastro único do Bolsa Família é o vetor das políticas públicas
A esquerda derrotada
Para Slavoj Zizek, o socialismo não oferece opções à crise
___________________________________________________________________________________________
Destaques na Revista Época
Opinião
Capa: Por que a discussão realista sobre os problemas da paternidade causa tanto desconforto – e como ela pode ensinar os casais a sofrer menos.
O que as eleições municipais ensinam
São Paulo quer mais um Tiririca
Diagrama O futuro do clima está no subsolo
Tempo
Eleições A escolha do prefeito de São Paulo indica qual partido deverá sair na frente nas eleições presidenciais
> A invenção de Haddad
> A reinvenção de Serra
Patrocínio O diretor da Petrobras que libera verba para os amigos
Polícia Em João Pessoa, ambulâncias são usadas para desviar verbas federais
+ Motorista de ambulância do Samu de João Pessoa denuncia fraudes
Idéias
Educação No Ceará, o governo do Estado e as prefeituras superaram as diferenças políticas e aprenderam a trabalhar pelas escolas
Astronomia A descoberta de um planeta próximo nos deixa mais perto dos ETs
_____________________________________________________________________________________________
Edição/Destaques: Equipe Fenatracoop