O desfile temático em comemoração ao aniversário de 64 anos de Maringá será focado nas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, conhecido como o poeta do concreto, escolhido por representar o conceito de arquitetura arte. Entre as obras que inspiraram as alas e carros alegóricos estão o Complexo da Pampulha, a Catedral de Brasília, o Museu De Arte de Curitiba e o Sambódromo do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu o Arquiteto.
O desfile será na noite do dia 9 de maio, na Avenida Horácio Racanello. O feriado do aniversário de Maringá será comemorado no dia 9, conforme a lei nº 8.045/2008, que determina a antecipação para a segunda segunda-feira do mês de maio, quando o dia 10 não cair no domingo.
A secretária de Cultura, Flor Duarte, explica como foi escolhido o local para a apresentação este ano e porque o desfile será à noite, a partir das 18h30. “Resolvemos mudar o local e o horário do desfile por causa da escolha do tema, que prioriza no conceito a iluminação. Acreditamos que esse tema também condiz com as características da nossa cidade, representando o gosto pelo moderno e futurista”, acrescenta.
Além do grande impacto visual, que ficará por conta de alguns carros alegóricos e figurinos que terão iluminação própria, a parte artística do desfile contará com outros diferenciais. A música que vai embalar o evento está sendo criada especialmente para a ocasião. Cerca de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos já estão sendo selecionados para compor as alas.
Percurso
O novo percurso já foi definido e vai abranger o trecho da avenida Horácio Racanello entre as avenidas Duque de Caxias e Herval. O local vai abrigar palco, arquibancadas, grades de proteção e palanque para autoridades. A concentração será na altura da rua Visconde de Nassau e a dispersão na rua Piratininga, conforme mostra o mapa em anexo.
Nos dias 8 e 9 de maio, das 8 às 24 horas, a Secretaria de Transportes (Setran) vai interditar a avenida Horácio Racanello, no trecho compreendido entre a avenida Paraná, passando pela rua Visconde de Nassau, avenida Duque de Caxias e avenida Herval até a rua Piratininga. A interdição é necessária para montagem e desmontagem da estrutura, assim como para a realização do evento. A orientação é para que os motoristas utilizem vias paralelas à Horácio Racanello, como as avenidas João Paulino Vieira Filho e Tamandaré.
Alas
1ª Ala – Comissão de Frente – “Atemporal”
Esta ala será representada por 40 bailarinos e 10 atores com perna de pau, com figurinos futuristas representando a arquitetura contemporânea de Niemeyer. Os bailarinos utilizarão fitas para representar os traços no ar em movimentos, características de seus desenhos. Os figurinos futuristas devem apresentar formas modernas, estilizados com traços imaginários remetendo aos esboços e estudos do arquiteto.
2ª Ala – Carro Alegórico Abre Alas – “Prancheta Gigante”
Esta ala terá um carro alegórico simbolizando uma prancheta gigante que irá alternar vários desenhos em movimentos indicando os projetos de Oscar Niemeyer. As folhas serão repaginadas por quatro atores representando o próprio arquiteto.
3ª Ala – Carro Alegórico – “Complexo da Pampulha”
Um carro alegórico representando a Igreja de São Francisco de Assis na cidade de Belo Horizonte – MG conhecida como “Igreja da Pampulha” inaugurada em 1944, esta é uma de suas primeiras grandes consagrações no Brasil e foi também um de seus projetos mais polêmicos por conter em seu interior um mural moderno pintado por Cândido Portinari.
4ª Ala – “Ala das Borboletas”
Esta Ala será composta por 30 crianças com figurinos e alegorias de borboletas (em bicicletas ou patins) e 30 crianças com figurino de aviador e alegorias de aviõezinhos, representando o plano piloto de Brasília que vistos por muitos como um avião, porém na visão do seu criador, o também Arquiteto Lúcio Costa, representa uma borboleta.
5ª Ala – “Carro Alegórico da Catedral de Brasília”
Esta ala representa uma de suas obras mais marcantes da cidade de Brasília.
6ª Ala – “Bailarinas”
Esta ala irá representar a Bailarina em seus movimentos exposta no mural do Museu Oscar Niemeyer, um dos símbolos de representatividade do Museu, homenageando as Artes Cênicas/Dança.
7ª Ala – “Carro Alegórico M.O.N.”
Um Carro alegórico representando o Museu De Arte de Curitiba, conhecido como “Olho”.
8ª Ala – “Ala do Sambódromo”
Esta ala será representada por um tripé representando o Portal do Sambódromo (criação de Niemeyer) por onde desfila as escolas de samba do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu o Arquiteto.
9ª Ala – “Ala do Carnaval”
Esta ala será representada por 50 atores e bailarinos com fantasias carnavalescas, simbolizando esta grande festa popular que é o carnaval.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal da Cidade de Maringá