Em razão do grande número de notificações de dengue, o excesso de chuvas e a proximidade com três cidades que já vivem em situação de epidemia por causa da doença, a prefeita de Campo Mourao, Regina Dubay esteve nesta quarta-feira, 20, solicitando ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde que se decrete situação de emergência na cidade. O secretario de Estado da Saúde Michelle Caputo acolheu o pedido da prefeita, que estava acompanhada da deputada estadual Marla Tureck, e já solicitou a Defesa Civil do Paraná, através do Capitão Borba que se procedam os levantamento para decretar a situação.
Com esta medida será possível implementar medidas emergenciais para combater de forma mais intensa os focos que estão sendo encontrados na cidade, seja com a contratação emergencial de mão de obra de agentes de endemias ou serviços. Além disso, o Estado pode oferecer estrutura de apoio através da defesa civil e da Secretaria de saúde.
Preocupada com a situação a prefeita aguarda uma resposta para esta quinta-feira, 21. “Estamos tomando as medidas para que possamos evitar uma epidemia. O poder público local poderá buscar recursos dos governos Estadual e Federal para combater a epidemia e contratar agentes de saúde temporários, sem a necessidade de realizar concursos” , esclareceu a prefeita Regina. Ela lembra que nos últimos dias os trabalhos contra a proliferação do mosquito da dengue foram intensificados com trabalhos de bloqueios em locais de maior infestação, paralelamente a aplicação de fumacê (em toda cidade), com apoio do Governo do Estado.
Medidas – Além dos constantes trabalhos de prevenção com fiscalizações e medidas e arrastões de limpeza, com uma equipe composta por profissionais treinados, através do Departamento de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, uma mobilização envolvendo a comunidade será realizada no próximo dia 28.
O município também iniciou nesta quarta-feira, 20, uma ação integrada de vistoria e notificação de responsáveis por focos do mosquito transmissor. A ação global, com um plano de ação mais abrangente, prevê que nos locais em que forem encontrados focos de larvas, os responsáveis são notificados de imediato, com um prazo de 24 horas para a solução do problema através de limpeza, e que em uma segunda vistoria, caso o problema não tenha sido resolvido, a notificação é revertida em multa e encaminhada para o Ministério Publico para medidas judiciais.
Dengue: Decretado Estado de Emergência
Com 995 notificações registradas, quase 200 casos dengue, e uma morte oficialmente confirmada até esta quinta-feira, a prefeitura de Campo Mourão está decretando de Estado de Emergência na cidade. Para auxiliar na criação do Decreto esteve na cidade o Capitão Dorico Borba da Defesa Civil Estadual orientando a aplicação do decreto a partir das instruções normativas do Governo Federal.
Epidemia- Uma epidemia já certa, e o quadro de chuvas há mais de 15 dias levaram a prefeita Regina Dubay a tomar medidas radicais para tentar assegurar o combate mais eficaz do mosquito e diminuir o número de casos de doença. Além uma força tarefa liderada pela Defesa Civil, a fiscalização de terrenos baldios será intensificada com aplicação de multas e até o Ministério Público foi convocado para dar amparo com ações judiciais.
Emergência- Uma reunião com a Defesa Civil do Estado, diversas instituições públicas e da sociedade civil foi realizada nesta manhã no Paço Municipal para traçar os próximos movimentos a partir do Estado de Emergência, o que dará amparo legal para a contratação de mais agentes de endemias em regime de urgência, a aquisição de suprimentos para o combate ao mosquito e o tratamento de doentes, e a aplicação mais rigorosa da Lei na punição dos responsáveis por áreas de criadouros de mosquitos.
Mobilização- Na reunião, representantes de várias entidades já se colocaram a disposição com equipamentos para recolhimento de entulhos e materiais que ajudam na proliferam do mosquito. O Corpo de Bombeiro, que dá suporte à Defesa Civil vai colaborar com veículos, assim como o DER, e outras empresas da cidade. O IAP vai facilitar a obtenção de licença ambiental para o depósito do material descartado. Além disso, o Ministério Público está dando apoio à Fiscalização Municipal na área de autuação dos proprietários de áreas onde sejam encontrados focos do mosquito transmissor da dengue.
A mobilização da comunidade está sendo operacionalizada pela força Tarefa organizada pela Defesa Civil Municipal que tem na coordenação o secretário de Obras José Marin As ações acontecem de imediato, de forma integrada entre diversos órgãos, bairro a bairro, com uma logística avançada que prevê arrastões para eliminação de criadouros, tratamento químico e fumacê, evitando que o mosquito migre para outras regiões.
Atualmente o maior número de notificações é de moradores na área central da cidade, mas os registros também apontam áreas como os jardins Tropical I e II, e o Lar Paraná com grande número de casos da doença.
Abrindo a reunião, o representante estadual da Defesa Civil congratulou a prefeita pela iniciativa e pela condução enérgica das ações, evitando que mais pessoas fiquem doentes e outras mortes possam ocorrer na cidade. A prefeita Regina Dubay, lamentou que a cidade esteja se sentindo frágil diante do mosquito, e convocou a todos para ações imediatas, “não precisamos de mais reuniões, é hora de ação”, afirmou. .
Esta semana, a Prefeitura já estava atuando no combate com arrastões e fumacê em várias regiões da cidade. A Secretaria de Saúde também já disponibilizou mais leitos e médicos na Unidade 24 horas, além ampliar estoque de suprimentos como soro de rehidratação oral e venoso, e paracetamol, provenientes do Governo do Estado.
Arrastão contra a dengue na Cohapar neste sábado
A partir das 08 horas deste sábado (23) uma força tarefa convocada pela Defesa Civil de Campo Mourão, vai percorrer os bairros Cohapar -“Milton Luis Pereira”, Parque Verde, e Conjunto Mendes, em um grande arrastão para orientar a população e auxiliar na limpesa de quintais e residências onde estão depositados materiais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue. As ações tem início a partir dos Laticínios Mourão, e devem seguir pela manhã toda. A região é uma das que mais tem notificações e casos confirmados da doença junto aos órgãos de Saúde do Município e do Estado.
Durante toda a semana a Prefeitura realizou diversas ações cobrindo com limpeza de áreas, tratamento químico e fumacê as áreas de maior incidência de casos e a prefeita Regina Dubay decretou Estado de emergência na cidade por causa do numero de doentes notificados que chegam a casa dos mil, e a ocorrência de mortes.
Fonte: Prefeitura de Campo Mourão