Cada voto a vereador eleito custou R$ 12 em Maringá
Os dados referentes às doações para as campanhas eleitorais foram disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os 15 vereadores eleitos declararam ter arrecadado mais de R$ 532,5 mil em doações.
Cada candidato a vereador eleito em Maringá gastou, em média, R$ 12,15 por voto recebido. É o que aponta os dados das doações para as campanhas eleitorais disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Juntos, os 15 novos parlamentares, que receberam 43.820 votos, declararam ter gasto cerca de R$ 532,5 mil no total.
O candidato mais votado no Município foi Ulisses Maia (PP), com 6.476 votos. Ele também foi quem mais gastou durante a campanha, com despesas declaradas de R$ 85.153,39, média de R$ 13,14 por eleitor.
Já o vereador eleito com o menor orçamento foi Adilson do Bar (PSB), que desembolsou R$ 6.732,15 para as despesas eleitorais. Com isso, ele teve um gasto médio de R$ 4,42 para cada um dos 1.522 votos conquistados nas urnas em outubro.
Prestação de contas
Ulisses Maia (PP)
Votos: 6.476
Receitas: R$ 85.183,44
Despesas: R$ 85.153,39
Humberto Henrique (PT)
Votos: 5.184
Receitas: R$ 49.555,00
Despesas: R$ 49.541,33
Negrão Sorriso (PP)
Votos: 3.958
Receitas: R$ 21.091,00
Despesas: R$ 21.059,91
Mário Verri (PT)
Votos: 3.667
Receitas: R$ 35.958,86
Despesas: R$ 35.958,31
Flávio Vicente (PSDB)
Votos: 3.418
Receitas: R$ 83.018,99
Despesas: R$ 83.018,99
Belino Bravin (PP)
Votos: 3.214
Receitas R$ 38.675,53
Despesas: R$ 38.625,65
Márcia Socrepa (PSDB)
Votos: 2.617
Receitas: R$ 65.154,50
Despesas: R$ 65.154,50
Tenente Edson Luiz (PMN)
Votos: 2.406
Receitas: R$ 29.459,66
Despesas: R$ 29.459,66
Luciano Brito (PSB)
Receitas: R$ 12.566,04
Despesas: R$ 12.566,04
Votos: 2.014
Doutor Manoel Sobrinho (PCdoB)
Votos: 1.983
Receitas: R$ 31.677,12
Despesas: R$ 31.622,97
Mariucci (PT)
Votos: 1.956
Receitas: R$ 34.805,54
Despesas: R$ 34.805,54
Capitão Ideval (PMN)
Votos: 1.900
Receitas: R$ 16.702,32
Despesas: R$ 16.702,32
Luiz Pereira (PTC)
Votos: 1.832
Receitas: R$ 11.271,52
Despesas: R$ 11.271,52
Chico Caiana (PTB)
Votos: 1.673
Receitas: R$ 10.919,16
Despesas: R$ 10.919,16
Adilson do Bar (PSB)
Votos: 1.522
Receitas: R$ 6.732,15
Despesas: R$ 6.722,15
Candidatos a prefeito receberam R$ 1,4 milhão em doações no 1º turno
Prestação final de contas dos que concorreram no primeiro turno foi divulgada pelo TSE. No entanto, o número deve crescer, já que os dados não incluem os números finais de Carlos Roberto Pupin (PP) e Enio Verri (PT), que disputaram o segundo turno.
A campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de Maringá recebeu pelo menos R$ 1,4 milhão em doações. É o que aponta a prestação final de contas dos políticos que concorreram no primeiro turno. No entanto, o número deve crescer, já que os dados divulgados na quinta-feira (8) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não incluem os números finais de Carlos Roberto Pupin (PP) e Enio Verri (PT), que disputaram o segundo turno.
Entre os derrotados no primeiro turno, Wilson Quinteiro (PSB) foi o que recebeu mais doações, totalizando R$ 301,7 mil, superando o valor total das despesas (R$ 214,6 mil). A doação mais alta foi atribuída à direção nacional do PSB, que entregou R$ 120 mil. Sem considerar o partido, os maiores colaboradores foram o próprio Quinteiro, com R$ 82,6 mil; a Cahetel TG Comércio de Alimentos, com R$ 20 mil; e a Estação de Televisão Cidade Canção, com R$ 18 mil. O deputado estadual Doutor Batista (PMN) informou ter gasto R$ 73,9 mil e recebido R$ 80,9 mil em doações. A direção municipal do PMN ofereceu 6,9 mil, enquanto o próprio candidato colaborou com R$13 mil. Os outros dois doadores foram Dorival Agulhon, com R$ 51 mil e a Cia Sulamericana de Distribuição, com R$ 10 mil.
A campanha da ex-presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia (DEM) teve apenas dois doadores: o comitê municipal do partido, com R$ 326,63 e a própria Maria Iraclézia, que entregou R$ 9,5 mil. Tanto a receita, quanto a despesa declarada para o TSE foram os mesmos R$ 9,8 mil.
A candidata que teve menos recursos financeiros na campanha foi Débora Paiva (Psol), que recebeu R$ 2,1 mil de três doadores: Antonio Caetano (R$ 1.165), Ronaldo Rodrigues Cardoso (R$ 900) e Talitha Coelho (R$ 70). Sua candidatura teve um custo de R$1,2 mil.
Candidatos não tiveram dados divulgados
Os candidatos Alberto Abraão (PV) e Hercules Ananias (PSDC) não tiveram nenhuma de suas prestações de contas divulgadas, nem mesmo, as parciais.
Segundo Abraão, as contas foram encaminhadas pelo seu contador ainda na terça-feira (5) e que o relatório em versão impressa ainda não foi encaminhado para o TRE. “Talvez seja por isso que ainda não constou no relatório final do TSE, apesar de que o próprio Tribunal informou que há contas para serem informadas por eles”. Já o presidente do PSDC, Herculano dos Reis Ferreira,informou que iria que se informar sobre o que aconteceu.
A área técnica responsável no TSE informou que o processamento dos dados ainda não foi concluído em razão do volume de contas eleitorais recebidas. Até a noite de quinta-feira (8), estavam pendentes de conclusão cerca de 75 mil prestações de contas de campanha.
Caso o candidato não tenha apresentado as contas eleitorais, não poderá obter a certidão de quitação eleitoral e, em consequência, ficará impedido de obter o registro de candidatura para a próxima eleição por não estar quite com a Justiça Eleitoral.
Pupin e Verri foram os que mais arrecadaram e gastaram
Mesmo sem ter ainda os números finais, Carlos Pupin (PP) e Enio Verri (PT) foram os candidatos que mais receberam doações e os que mais gastaram na campanha. A segunda prestação de contas, divulgada no início de setembro, mostrava que o atual vice-prefeito Pupin – vencedor da eleição em Maringá- tinha recebido R$ 518, 5 mil e gasto R$ 406,2 mil.
Já o deputado estadual Enio Verri declarou que sua campanha tinha naquele momento R$ 564,7 mil em receitas. No entanto, o valor das despesas era maior, com R$ 755,2 mil. Por terem participado do segundo turno, os dois têm até o próximo dia 27 para entregar as prestações de contas finais.
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PRESTAÇÃO DE CONTA FINAL
Alberto Abraão (PV)
Sistema do TSE informou que não há entrega de prestação de contas à Justiça Eleitoral
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Débora Paiva (Psol)
Receita: R$ 2.135
Despesa: R$ 1.235
Doadores
Antonio Caetano : R$ 1,1 mil
Ronaldo Rodrigues Cardoso: R$ 900
Talitha Coelho: R$ 70
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Hércules Ananias (PSDC)
Sistema do TSE informou que não há entrega de prestação de contas à Justiça Eleitoral
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Doutor Batista (PMN)
Receita: R$ 80.997,17
Despesa: R$ 73.902,34
Doadores
Dorival Agulhon: R$ 51 mil
Manoel Batista da Silva Júnior: R$ 13 mil
Cia Sulamericana de Distribuição LTDA: R$ 10 mil
Direção Municipal do PMN: R$ 6,9 mil
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Maria Iraclézia (DEM)
Receita: R$ 9.826,63
Despesa: R$ 9.826,63
Doadores
Maria Iraclézia de Araíjo : R$ 9,5 mil
Comitê Financeiro Municipal único: R$ 326,63
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Wilson Quinteiro (PSB)
Receita: R$ 301.786,10
Despesa: R$ 214.644,37
Principais doadores
Direção Nacional do PSB – R$ 120 mil
Wilson Luiz Darienzo Quinteiro – R$ 82,6 mil
Cahetel – TG Comércio de Alimentos LTDA – R$ 20 mil
Estação Retransmissora de Televisão Cidade Canção LTDA – EPP – R$ 18 mil
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PRESTAÇÃO DE CONTA PARCIAL*
Carlos Roberto Pupin (PP)
Receita: R$ 518.557,32
Despesa: R$ 406.239,46
Principais doadores
Direção estadual do PP – R$ 100 mil
Ribeiro S/A Comércio de pneus – R$ 100 mil
Centro Universitário de Maringá (Cesumar) – R$ 80 mil
Direção nacional do PP – R$ 50 mil
Ricardo José Magalhães Barros – R$ 45 mil
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Enio Verri (PT)
Receita: R$ 564.700,00
Despesa: R$ 755.245,15
Principais doadores
Ricardo Benedito de Oliveira – R$185 mil
Construtora OAS – R$ 150 mil
UTC Engenharia S/A – R$ 50 mil
Empreendimentos Imobiliários Ingá LTDA – 30 mil
Enio José Verri – 25 mil
Fonte: Gazeta Maringá – por: Marcus Ayres