Avicultores estão se articulando para encontrar outras indústrias para absorver a produção.
Apesar da promessa de que as atividades do frigorifico Diplomata – que deve fechar suas duas unidades, em Capanema (PR) e Xaxim (SC) nas próximas semanas – serão retomadas em janeiro, o anúncio de suspensão das atividades preocupa. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, Luiz Carlos Gotardi, a medida vai atingir, além da população de Capanema, outros 10 municípios. “O primeiro impacto é nos funcionários, depois nos integrados, que estão localizados nas cidades próximas, e até no comércio, já que as pessoas não terão dinheiro”.
Ainda segundo o dirigente, os avicultores estão se articulando para encontrar outras indústrias para absorver a produção. Alguns, inclusive, já conseguiram, como os avicultores de Salto do Lontra que migraram para a indústria Pluma, em Dois Vizinhos.
“Acredito que será inviável a Diplomata voltar em janeiro. A empresa terá que criar uma nova rede de integrados”, pondera Gotardi.
A formação de alianças entre as empresas do setor deve ser uma tendência para superar a crise ocasionada entre as avícolas pela elevação dos preços das rações. A questão está sendo discutida no 6.º Encontro Técnico da Unifrango, que ocorre em Maringá. Para Cidinei Miotto, da Nutron, as empresas precisam olhar a cadeia como um todo. “Juntos, estarão mais preparados quando as crises vierem”, diz.
Fonte: GazetaMaringá – por: Carlos Guimarães Filho e William Kayser