O município de Campo Mourão através da Secretaria da Ação Social conta com uma equipe especializada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para prestar atendimento especial às crianças e adolescentes da cidade, vítimas de violência, seja ela física, psicológica ou sexual.
Estão sendo atendidas hoje, em Campo Mourão cerca de 100 casos de crianças e adolescentes que foram vítimas de algum tipo de violência. As denúncias geralmente são provenientes da população, através dos disque-denúncias das Policia Militar, Civil e também do Conselho Tutelar.
Logo após de ser apurada a agressão, a criança recebe o atendimento pelas assistentes sociais e também pelas psicólogas do Creas, e dependendo do caso, podem até mesmo ser encaminhadas até o Instituto Médico Legal (IML), ou para a Secretaria Municipal de Saúde para exames.
Nos casos de violência física e psicológica ou sexual, o CREAS presta orientações aos familiares no sentido de mudar este tipo de comportamento. A equipe do centro realiza também visitas as casas das crianças atendidas, contribuindo para que a agressão não aconteça novamente, além encaminhar para cursos de artes ministrados pelo professor Alessandro de Souza.
A coordenadora do Creas Marli Iori ressaltou que são realizados trabalhos em conjuntos com o Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, Vara da Família com finalidade de demonstrar os Direitos das Crianças e Adolescentes do Município.
O secretário da Ação Social, Samuel Kozelinski diz que o trabalho é importante, pois visa a reconstituir os vínculos familiares, comunitários e se faz com o que os pais se interessem em se comprometer com as crianças e adolescentes, propiciando à elas um futuro digno, com segurança e confiança.
A equipe responsável pelos atendimentos é formada pela coordenadora do Creas, Marli Iori (assistente social), pelas psicólogas Angelis Bogdanovicz Martins e Juliane Sandes Mourão, a assistente social Ivonete Ferreira de Souza, instrutor de informática Rafael Soprano Marcondes, instrutor de artes plásticas Alessandro Costa de Souza, e o instrutor de teatro Rone César Braga Mártires.
CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL: O Creas realiza anualmente Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O Centro disponibiliza cartilhas educativas para escolas municipais, estaduais, particulares e ONG´S (Organizações Não Governamentais), além de ministrar palestras com a finalidade de conscientizar e coibir a prática de atos que atingem as crianças e adolescentes de Campo Mourão.
CREAS – O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado. É um dos serviços ofertados pela Proteção Social Especial de Média Complexidade, onde os direitos foram violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Mourão