Maringá aderiu novamente ontem à campanha de Desarmamento Infantil, que até o dia 25 de outubro vai incentivar as crianças a trocarem armas de brinquedos por uma revista infantil. Em 2007, a ação maringaense foi premiada como melhor campanha nacional, arrecadando mais de cinco mil armas de brinquedo.
A partir desta quinta-feira todas as escolas da rede municipal terão pontos de troca, assim como bancas de revistas, delegacias, Polícia Militar, Conselhos Comunitários de Segurança e outros. “Queremos repetir o sucesso de 2007 e fazer uma bela campanha em Maringá. Para isso contamos com o apoio dos educadores que têm grande influência na vida das crianças e são fundamentais nesta campanha”, disse a representante da Direty, Ler e Editora Abril, Damares Venassio, agradecendo a parceria de todos.
A campanha além de incentivar crianças a trocarem suas armas de brinquedo por uma revista infantil, pretende despertar o hábito da leitura e o conceito de cidadania, fortalecendo as ações de combate à violência. “Precisamos, assim como o foco da campanha, trabalhar com as causas para resolver os problemas. O problema da violência gerada através de incentivos como armas de brinquedos, aparentemente não é grave, mas é sim e precisamos discuti-lo com a união de todos. Maringá é pioneira nesta união entre poder público e sociedade organizada e por isso temos reconhecimento em todos o país. Temos que agir com o envolvimento de todos da sociedade”, convocou o presidente do Conseg, coronel Antonio Tadeu Rodrigues.
O foco da campanha este ano é atingir crianças entre 6 e 12 anos, trabalhando o tema com as famílias e no ambiente escolar. A vereadora Márcia Socreppa acredita que assim a campanha terá mais frutos. “A sociedade tem que estar envolvida para discutir os problemas da cidade. Esse tem que ser nosso comprometimento neste momento com nossas crianças”, disse a representante da Câmara Municipal.
O prefeito Silvio Barros reconheceu a importância da campanha, mas acredita que as ações devam ir além da troca de brinquedos por revistas. “Os pais, educadores e responsáveis devem ter a responsabilidade em educar nossos filhos para que se tornem pessoas melhores do que nós. Temos que investir na nova geração através da educação, leitura, amor e boas ações, por isso precisamos que esta semente plantada hoje produza outros frutos. Vamos conseguir esse objetivo através dos esforços conjuntos de nossa sociedade que é muito participativa”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá