Reunião do Comitê de Mobilização Contra a Dengue nesta segunda-feira (8), começou definir o trabalho a ser desencadeado por cada segmento. O comitê é formado por representantes de mais de 100 órgãos públicos, clubes, instituições e sindicatos entre outros que atuam em conjunto nas ações de combate ao mosquito.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, apresentou o relatório dos trabalhos realizados de maio a julho, período considerado “tranquilo” no controle da doença. “Estamos com 707 casos notificados e 165 confirmados, um índice de infestação de 0,3% referente a maio, mas é preciso manter a mobilização porque os agentes ambientais tem identificado focos e criadores do mosquito na cidade”, alertou.
Nardi reforça que diante da elevação das temperaturas e da possibilidade de chuva, é preciso retomar o trabalho em todos os segmentos. “Vamos definir as estratégias para cada segmento do Comitê, iniciando desde já o trabalho dentro da realidade identificada no último levantamento de focos do mosquito”, afirmou. O próximo levantamento será entre o final de setembro e início de outubro.
Pelo último levantamento, que reflete a situação já encontrada anteriormente nos imóveis visitados, as condições propícias para o aparecimento de focos do mosquito estão em resíduos sólidos, pratos de vasos, tinas e reservatórios de água, pneus armazenados ou abandonados a céu aberto, entre outras situações.
Cada segmento integrado ao Comitê, esclareceu o secretário, deve adotar a estratégia mais apropriada para trabalhar no momento. “As escolas e igrejas devem retomar o assunto com o público, vamos também criar um concurso para as crianças desenvolverem trabalhos de divulgação de combate à dengue, as empresas podem retomar a sensibilização dos funcionários e clientes e também fazer campanhas internas de busca aos focos do mosquito, o que pode ser feito rotineiramente por toda população a partir de agora”, lembrou Nardi.
A Secretaria de Saúde está à disposição também para capacitar ou informar as pessoas integradas ao Comitê as melhores formas de levar o combate ao mosquito dentro do segmento. “Ano passado realizamos palestras e reuniões com vários segmentos importantes na divulgação dos objetivos do Comitê e esse ano vamos retomar esse trabalho a partir de agora”, informou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá