Cursos de secretariado bilíngüe, técnica em vendas, auxiliar administrativo, mecânica de motos e de automóveis, e elétrica automotiva serão oferecido este ano pelo Programa Pró-Jovem aos seus 195 alunos. Contrato firmado entre o Município, através da Secretaria da Ação Social, com a empresa Bit Control Informática, nesta terça-feira assegura investimentos de R$ 126.050,00 para realização dos cursos para a capacitação de jovens de 15 a 17 anos.
Este é o quarto ano de realização do Pró-Jovem, que é um Programa sócio-educativo do Governo Federal para atender beneficiados doBolsa Família e realizado pelo Município. Oferece atenção integral, com ações articuladas e participativas, oferecendo dois ciclos de atividades, sendo um primeiro mais lúdico com oficinas de esporte, cultura e lazer, e um segundo com conhecimento de áreas temáticas que convergem na preparação para o mercado de trabalho.
O sócio administrador da Bit Control, Ben Hur Roberval Berbet, disse na oportunidade que o trabalho a ser realizado tem grande dimensão social, e que poucos pais poderiam custear para seus filhos os cursos que o Município oferta para sua qualificação. “Fico feliz ao ver que os jovens no Programa evoluem com o que recebem. Eles mudam quando estão qualificados e capacitados, e as pessoas que trabalham no Programa também estão dedicadas a garantir que todos tenham oportunidade para sua iniciação profissional”. Segundo o empresário os cursos oferecidos atendem a pesquisa feita com os jovens sobre suas preferências em cursos.
A formalização de um projeto de vida a partir de uma oportunidade como esta, segundo o secretário da Ação Social, Samuel Kozelinski, muda a consciência e a estrutura dos jovens e suas famílias. “Com esta parceria eles começam a buscar novos horizontes, o que possibilita a qualificação dos jovens, e às famílias alcançar os objetivos que queiram conquistar”, disse.
O prefeito Nelson Tureck lembrou que o Município está sempre preocupado com os jovens, e o Programa mostra aos jovens o quanto são necessários á sociedade. “Eles podem andar de cabeça erguida com a certeza de que vão poder ter um futuro com trabalho e dignidade”, finalizou.
Também participaram da solenidade o Edoel Rocha, usando a palavra, e ainda a secretária da Educação Rita de Cássia de Oliveira, Procurador do Município, José Carlos Severino, servidores da secretaria de Ação Social, equipe de orientadores do Pró-Jovem, representantes de associações de bairros, entre outros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Mourão