Com objetivo de valorizar e promover a tradição religiosa e folclórica da Folia de Reis e o intercâmbio entre as diversas Companhias de Folias de Reis do Estado do Paraná, o Espaço da Cultura Popular da Fundacam, realiza um Encontro Estadual na tarde de domingo (27) fevereiro no CAIC. Devem participar companhias de Campo Mourão e das cidades de Ângulo, Campina da Lagoa, Farol, Moreira Sales e Cianorte, entre outras convidadas.
Das cinco Companhias registradas na cidade, três farão suas apresentações neste dias, A Caminho De Belém, Bandeira Da Paz, e a Sempre Viva dos Anjos. Para incentivar a participação e fortalecer a tradição, a Fundacam ofereceu ajuda de custo para as Companhias. As de outras cidades recebem R$ 300,00 e as locais 650,00.
O Encontro Estadual de Folias de Reis é resultado de um pleito das Bandeiras locais quando da realização do Simpósio Municipal de Cultura em 2008. Em 2009 as Companhias optaram por fundir o Reisado que era realizado em 6 de janeiro com o Encontro Estadual, já que as Companhias de foram poderiam participar também, e também porque pela tradição as Bandeiras podem sair até 31 de março, ou até o começo da Quaresma.
As Companhias são compostas por mestres – que conduzem a Folia, cantam, falam os versos nas chegadas das casas-; os contra-mestres, os reis magos – que representam os Reis do Oriente na busca pela estrela que os levará ao menino Jesus, o(s) palhaço(s) e os outros integrantes, chamados de foliões. Todos, porém, cantam e/ou tocam instrumentos como sanfona, viola, violão, bandolim, cavaquinho, triângulo, pandeiro, bumbo, caixa, chocalho, entre outros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Mourão