A Secretaria de Saúde vai mobilizar as Unidades Básicas e a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS na campanha Carnaval sem Aids e sem Dengue. O lançamento da campanha será no próximo dia 8 de fevereiro, às 10 horas, na Praça Raposo Tavares, com testagem rápida do HIV no ônibus do CTA Itinerante, entrega de material informativo, mudas de citronela, brindes e preservativos à população, além de uma blitz no cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas.
Na oportunidade a Secretaria de Assistência Social e Cidadania estará lançando a campanha Carnaval sem Drogas. As ações serão realizadas na praça Raposo Tavares com a distribuição de folhetos e adesivagem de veículos na avenida Brasil. “Vamos atuar junto com a Saúde alertando a população também para os malefícios das drogas”, diz o secretário Flávio Vicente.
Cada UBS, de acordo com o secretário Antônio Carlos Nardi, vai trabalhar com seu público mais vulnerável no caso da Aids. “As unidades estarão trabalhando com toda comunidade, focando a campanha nos grupos mais expostos”, explica. As equipes estarão realizando pedágio, distribuindo materiais informativos, preservativos e brindes à população.
A Unidade de Saúde Tuiuti realiza a ação na quinta-feira (7) nas proximidades da avenida Colombo e Shopping Cidade. A UBS Mandacaru faz a campanha na sexta, das 8h às 10h, no cruzamento da avenida Mandacaru com a rua das Orquídeas. As Unidades de Saúde Maringá Velho e Zona 6 estarão na Avenida 19 de dezembro, das 8h às 14h, também na sexta-feira.
A Unidade de Saúde Iguaçu realiza abordagem aos usuários durante a semana e no dia 8, das 8h às 16h, promove panfletagem na avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes com rua das Camélias. No distrito de Iguatemi a UBS fará panfletagem na praça da igreja na segunda-feira, durante o Carnaval de Rua, das 17 às 20 horas.
O pessoal da UBS do Alvorada III distribui material informativo das campanhas da Aids e da dengue no Posto G-10, na terça-feira, das 9h às 16h. A Unidade de Saúde Piatã programou caminhada com os usuários da rede e panfletagem em sala de espera na quinta-feira.
Na quinta-feira (14), a Unidade de Saúde São Silvestre distribui brindes e materiais informativos no Baile de Carnaval no Centro Esportivo Jardim Catedral, das 14h às 16h30m, e também durante a semana promove visita às empresas da região. O baile é promovido pela UBS com os grupos atendimento na região.
Na UBS Alvorada I os funcionários realizam panfletagem na quinta e sexta-feira, no comércio e moradias das avenidas Pedro Taques, Morangueira e Alexandre Rasgulaef. A Unidade de Saúde Operária realiza panfletagem na quarta-feira, às 13h, no Clube do Vovô e na quinta-feira, 9h, na Fábrica Moikana.
Outras Unidades de Saúde realizam a conscientização dos usuários nas salas de espera, com panfletagem e orientações, como as Unidades de Saúde Zona Sul e Cidade Alta, que promovem ações durante a semana; e as unidades do Universo no sábado e do Requião, na quinta, com abordagem diferenciada ao público.
A Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS programou suas atividades para o sábado, com distribuição de brindes e materiais informativos aos foliões que participarem dos Carnavais de Rua da Secretaria Municipal de Cultura, e os frequentadores dos clubes da cidade. O objetivo da campanha Carnaval sem Aids e sem Dengue, explica o secretário Antônio Carlos Nardi, é chegar ao maior número de pessoas, sensibilizando a população para o risco da Aids e da dengue.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá