Lotado. Este foi o cenário presenciado na sessão desta segunda-feira (18), da Câmara dos Vereadores de Rolândia. Várias pessoas acompanharam a apresentação da assessora de projetos da Prefeitura, Cristina Vermelho. Representante da empresa de Gestão Carnasciali & Vermelho, ela foi convidada pelo Presidente da Câmara José Danilson de Oliveira para esclarecer os trabalhos prestados à administração.
Cristina iniciou sua apresentação esclarecendo que a assessoria trabalha, sobretudo, com políticas macro-estruturais nas instâncias federal, estadual e municipal, empregando junto às Secretarias o auxílio e a efetivação no planejamento, na elaboração, no acompanhamento e no treinamento de projetos inseridos na esfera pública.
“Não se trata apenas de ‘preencher formulários’ e enviá-los ao Governo. Trabalhamos incansavelmente para implantar, acompanhar e viabilizar projetos. Quando entramos, a administração anterior havia apresentado apenas seis convênios assinados junto ao Portal de Convênios do Governo Federal, o Siconv. A atual administração, em dois anos de governo, já apresentou 37, entre os já realizados e os em processo de implementação”, enfatizou ela.
Com formação de Analista de Sistemas, mestre e doutura em educação e ciências sociais, a profissional e pesquisadora focada na área de políticas públicas exibe um invejável currículo no setor. “Nosso trabalho é técnico e nossa contratação foi unicamente baseada na qualificação profissional. Tenho Mestrado e Doutorado na área pela PUC de São Paulo, sou professora do ensino superior há mais de vinte anos trabalho no fértil e extenso campo da gestão pública”, esclareceu.
Seu sócio, Rogério Carnasciali, também dispõe de um largo currículo, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio de Janeiro) e experiência na assessoria a empresas e governos em diversos Estados brasileiros.
Questionada pelo Vereador Fábio Nogaroto sobre a procedência dos valores cobrados por sua empresa, Cristina Vermelho esclareceu que em dois anos de serviços, cobrou 1,5% relacionados total de recursos solicitados nos projetos encaminhados nos anos de 2009 e 2010. Este número será menor ainda com a inclusão dos projetos que serão encaminhados ainda em 2011. “A lei garante até 3%. Nosso grande objetivo é reverter o quadro de estagnação que Rolândia vivia até 2008”, respondeu.
A assessora ainda enfatizou que a grande maioria dos resultados serão sentidos em longo prazo: “A administração seria desonesta se apresentasse apenas resultados imediatos. Grande parte dos projetos sérios e efetivos, de qualidade, são visualizados a médio e longo prazo. A população sentirá as mudanças que a atual administração busca para o crescimento que Rolândia merece”, concluiu.
Abaixo, o quadro de trabalho da Carnasciali & Vermelho em distintos eixos ou linhas de ação junto às secretarias municipais:
EIXO: EDUCAÇÃO – Temas: Tempo Integral, Rede de Escolas Municipais e Qualificação profissional;
EIXO: TURISMO E MEIO AMBIENTE – Turismo gerador de trabalho e renda, Turismo Cultural e Turismo Ecológico, Educacional e Gastronômico;
EIXO: SAÚDE E ESPORTE – Saúde e Prevenção para todos e Esporte e Saúde;
EIXO: CULTURA – Promoção e Incentivo à Cultura e Valorização da Cultura local;
EIXO: TRABALH0 – Promoção do desenvolvimento econômico e Formação e qualificação profissional;
EIXO: SEGURANÇA – Segurança Pública e Formação de agentes (PRONASCI);
EIXO: HABITAÇÃO – Garantia do direito à moradia de qualidade;
EIXO: POLÍTICA SETORIAL PARA MULHERES – Promoção e Garantia dos Direitos da Mulher, Capacitação e Emancipação da Mulher e Educação e Saúde da Mulher;
Fonte: Prefeitura Municipal de Rolândia