O gerente da Agência do Trabalhador de Mandaguari, Alcebíades Mosconi, o “Biló”, emitiu comunicado ontem, informando que a unidade estará fechada na próxima semana (15 a 19 de agosto) e que reabrirá somente no dia 22 de agosto. “É uma determinação do Ministério do Trabalho e Emprego para mudanças no sistema de transmissão de dados do programa Mais Emprego através do Dataprev”, explica.
Até o final deste ano todos os dados do Ministério do Trabalho e Emprego na web poderão ser unificados. Os programas RAIS, Caged, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Seguro Desemprego, Plano Nacional de Qualificação, Intermediação de Mão-de-obra e outros que hoje são acessados somente em unidades on line, poderão ser acessados de qualquer unidade do Ministério e de seus conveniados.
Além da agilidade na emissão de documentos e relatórios o novo sistema possibilitará a realização de consultas sobre andamento e localização de processos. O trabalhador poderá verificar, por exemplo, informações sobre o andamento do seu processo de solicitação do Seguro Desemprego ou dados relativos a sua vida funcional diretamente pelo site do MTE.
Segundo a técnica da Dataprev, Elaine Osamarini de Souza, a estimativa é disponibilizar todos estes recursos para o ministério até o final deste ano. Só na RAIS estão registrados mais de 6 milhões de estabelecimentos/ano, 54 milhões de vínculos/ano e 450 milhões de remunerações/ano. Há, ainda, outros dados cujas estatísticas são pesquisadas por mais de 1.200 instituições de pesquisas cadastradas junto ao Ministério e que terão seu acesso através da web.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mandaguari