Após várias horas de trabalho e muito esforço, funcionários das secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura abriram nesta segunda-feira (11) as comportas da barragem do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira-Parque do Lago para dar inicio às obras de limpeza e desassoreamento do lago. As comportas vão subir cerca de 40 centímetros para dar vazão à água vinda do Rio do Campo, que forma o Lago, e as obras serão feitas com recursos da ordem de R$ 600 mil, oriundos do Governo do Estado, através do Ipáguas.
Com o lago esvaziado será possível o acesso á área, de equipamentos que vão retirar 35 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no local, principalmente da área compreendida entre a passarela maior e a concha acústica. As obras serão feitas pela empresa Ivano Abdo Construções e Incorporações Ltda, que nesta quarta-feira já inicia as atividades de mediação da área, para iniciar a escavação e permitir a entrada de caminhões e equipamentos de grande porte. Os sedimentos retirados do local serão acomodados na antiga pedreira da Codusa.
Nos próximos dias, se necessário, será feita operação resgate dos peixes que estão no local, para evitar maiores danos ao meio ambiente do Parque e ao Rio do Campo. A prefeita Regina Dubay que acompanhou as primeiras tentativas de abertura, ainda pela manhã destacou que outras melhorias de revitalização serão feitas no local para valorizar o principal espaço de lazer da população. Recentemente o diretor do Ipáguas, Marcio Nunes anunciou que o Governo do Estado também realizará um projeto técnico para a solução definitiva do problema de assoreamento do local e outras etapas de obras devem acontecer na sequência.
Fonte: Prefeitura de Campo Mourão