Falamos muito das vantagens dos veículos elétricos. Sim, tem algumas. Mas, estamos esquecendo de algo. Elas precisam de baterias para funcionar.
As baterias, não produzem eletricidade, mas armazenam eletricidade produzida em outros lugares, seja por energia hidráulica, solar, eólica, urânio, carvão, usinas movidas a gás natural ou geradores a diesel. Portanto, dizer que um veículo elétrico (VE) é automaticamente um veículo de emissão zero não é válido, pois depende da matriz energética de cada país. Em muitos países, como nos EUA, 40% da eletricidade gerada é de usinas a carvão, conclui-se que quarenta por cento dos VE que rodam nas suas estradas são movidos a carvão…
Mas isso não é tudo. Vamos falar das baterias?
Uma bateria de VE típica pesa cerca de 450 quilos. Ele contém em torno de 11 quilos de lítio, 27 quilos de níquel, 44 de manganês, 20 de cobalto, 90 de cobre e 180 de alumínio, aço e plástico. Dentro há mais de 6.000 células individuais de íons de lítio.
Para fabricar cada bateria de automóvel elétrico, precisamos processar 12 toneladas de salmoura para o lítio, 13 toneladas de minério para o cobalto, 2,2 de minério para o níquel e e quase 12 toneladas de minério para o cobre. Ao todo, você desenterra 23 toneladas da crosta terrestre para fazer uma bateria.
E as fontes alternativas, como os painéis solares? Bem, o principal problema com os painéis solares são os produtos químicos necessários para processar o silicato no silício usado nos painéis. Para tornar o silício puro o suficiente, é necessário processá-lo com ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico, fluoreto de hidrogênio, tricloroetano e acetona. Além disso, eles também precisam de gálio, arseneto, cobre-índio-gálio-selênio e telureto de cádmio, que também são altamente tóxicos. O pó de silício é um perigo para os trabalhadores e os painéis não podem ser reciclados.
“Going Green” pode soar como um ideal utópico, mas quando você olha para os custos ocultos e embutidos, de forma realista e com uma mente aberta, você pode ver que o “Going Green” talvez não seja tão verde assim. A descarbonização da economia e a substituição dos combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, por fontes de energia renováveis aumenta a mineração. Segundo pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os prejuízos da mineração ao meio ambiente devem ao menos dobrar até 2060, sobretudo por causa da maior demanda dos materiais.
Por: Cezar Taurion
Diretor CiaTécnica Pesquisa/ Orientador Recrutaê – Publicado em: 15.03.2022