Na manhã desta terça-feira (11), o dirigente sindical do sindicato Sintrascoopa, Nivair de Castro de Souza, entregou nas mãos dos responsáveis do Departamento de Recursos Humanos – RH da cooperativa C.Vale, o Rol de Reivindicação da campanha salarial de 2021 que foi aprovado na assembleia realizada com os trabalhadores no último domingo dia 9 de maio. Nivair ressalta que no Rol entregue, constam itens econômicos, sociais e de saúde e segurança no trabalho, como reajustes salariais, pisos salariais, premio abono e participação nos resultados.
Com 98% de aprovação, o Rol de Reivindicação pede um índice de 30% de reajuste na renda dos trabalhadores.
“Nesta campanha salarial estamos lutando para conquistar um aumento na renda dos trabalhadores. Isso significa que a cooperativa pode somar o indicies de reajuste salarial com o reajuste do antigo vale alimentação, que a partir de agora passa a ser premio abono”,
revela o presidente da Fenatracoop e do Sintrascoopa Mauri Viana Pereira.
De acordo com Mauri, no valor do premio abono, a cooperativa não recolhe imposto, por isso não impacta a sua folha de pagamento, oportunizando assim, a possibilidade da direção da cooperativa conceder um reajuste que realmente atenda as necessidades dos seus trabalhadores.
Durante a assembleia, que devida à pandemia do Covid-19 foi realizada virtualmente, os trabalhadores também aprovaram a data de 10 de junho para o prazo final das negociações.
“Até 10 de junho estaremos dando andamento nas negociações, depois levaremos em assembleia para os trabalhadores analisarem as propostas com opção de aceitar a proposta da cooperativa; entrar com dissídio coletivo; se vamos para a greve; ou se vamos ficar sem acordo coletivo, somente com a convenção ou dissídio no TRT da 9º região e sem acordo. O trabalhador quem vai decidir, por isso pedimos que a cooperativa se manifeste com rapidez para darmos agilidade nas negociações”,
explicou Mauri Viana Pereira.