Um navio de carga gigante que ficou preso no Canal de Suez bloqueou todo o tráfego em uma das artérias de transporte marítimo mais movimentadas do mundo na quarta-feira, agravando ainda mais os problemas da cadeia de abastecimento global.
As autoridades egípcias se empenharam em um complicado esforço para desalojar a embarcação de mais de 1.300 pés de comprimento, que ficou presa no canal lateralmente um dia antes com a proa presa em uma margem e a popa quase tocando a outra durante uma tempestade de areia quando o vento as velocidades atingiram 40 nós.
Um grupo de rebocadores e uma draga trabalharam na maior parte da quarta-feira para desenterrar o navio, reflutuando parcialmente e arrastando-o ao longo da margem no início da tarde, horário local. O incidente envolvendo o Ever Given, que é um dos maiores navios oceânicos do mundo, teve consequências imediatas.
Rastreadores de navios e corretores disseram que mais de 100 navios aguardam para transitar pelo canal de 120 milhas, que conecta o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Mesmo se o bloqueio fosse eliminado rapidamente, o transporte de execução.
A expectativa é que as consequências do incidente durem dias, ameaçando um novo ponto de pressão em uma cadeia de suprimentos global já sob intensa tensão. Os fabricantes de automóveis e computadores estão sofrendo com a escassez mundial de chips, agravada por um incêndio em uma grande fábrica de chips no Japão na semana passada. Os fabricantes de automóveis fecharam fábricas depois que uma onda de frio no Texas atingiu a produção de plásticos, e os portos da Califórnia foram atingidos por atrasos e atrasos.
O Canal de Suez é uma rota comercial vital para petroleiros que transportam petróleo e gás natural, juntamente com navios porta-contêineres que transportam bens manufaturados como roupas, eletrônicos e maquinário pesado da Ásia para a Europa e vice-versa.
Cerca de 19.000 navios cruzaram o Suez em 2020, de acordo com a Autoridade do Canal de Suez. Cerca de 39 navios transitam no Canal de Suez diariamente, em média, de acordo com o grupo de comércio da indústria marítima Bimco.
Os preços do petróleo subiram 5,9%, um movimento que alguns analistas atribuíram à preocupação com os embarques de petróleo, enquanto executivos de logística disseram que o bloqueio provavelmente resultaria em atrasos e custos extras.
Os navios pararam no canal no passado, embora os incidentes envolvendo navios do tamanho do Ever Given sejam raros. A hidrovia fechou por três dias em 2004 depois que um caminhão-tanque ficou preso. Em 2016, outro navio foi brevemente encalhado e, um ano depois, rebocadores retiraram um navio de contêineres após algumas horas.
Operadores de navegação ocasionalmente desviam navios do canal para o Cabo da Boa Esperança em torno da África para evitar gargalos, mas as viagens podem demorar duas semanas a mais e custar mais aos proprietários de carga em custos de frete.
O Ever Given, operado pelo Evergreen Group, com sede em Taiwan e propriedade da japonesa Shoei Kisen, vinha da China para Rotterdam, de acordo com dados de embarque. Ele estava navegando para o norte como parte de um comboio quando ficou preso no canal por volta das 7h, horário local, na terça-feira, de acordo com a Gulf Agency Co., uma prestadora de serviços no canal.
Especialistas marítimos disseram que o navio pode ter sofrido com os ventos devido ao seu grande tamanho. O Ever Given pode carregar mais de 20.000 contêineres e é mais alto do que o Empire State Building se virado na vertical.
Navios ultra-grandes podem enfrentar ventos fortes movendo-se através do canal, o que pode tornar a navegação por partes estreitas do canal um desafio, mesmo para os pilotos especialmente treinados que assumem o comando de navios enquanto se movem pelo canal. “
Pilotar navios como este em condições de vento fora dos parâmetros operacionais aceitos é uma receita para o desastre”, disse Gregory Tylawsky, capitão de navio do Grupo de Especialistas Marítimos baseado em Santa Rosa, Califórnia. “Rajadas de vento, especialmente naquela área, podem ser fortes e podem facilmente fazer com que o navio seja jogado para um lado do canal”, disse Tylawsky. “Para corrigir esse movimento, o piloto tem habilidades limitadas devido ao enorme peso e comprimento desse tipo de navio.” Andrew Kinsey, consultor sênior de risco marítimo da Allianz Global Corporate & SpeResurgent cialty, braço de seguro comercial da seguradora alemã Allianz SE, disse que o Ever Given estava se movendo por uma área do canal com recortes nas margens que podem afetar os navios com o que é conhecido como efeito de banco, no qual a retaguarda de um navio pode balançar em direção à margem mais próxima ao se mover por um canal estreito. “O clima no canal também pode ter um impacto significativo na navegação”, disse Kinsey. A resistência de um navio de contêiner ultragrande à força dos ventos fortes “pode ter um impacto enorme na manobrabilidade em águas confinadas”, disse ele.
A Autoridade do Canal de Suez, que opera o canal, não respondeu às ligações e mensagens pedindo comentários sobre a situação. Um porta-voz da Evergreen disse que o navio provavelmente foi atingido por fortes ventos, fazendo com que “se desviasse do canal e encalhe”. Se a operação para desalojar o navio não funcionar, “o navio deve ser parcialmente descarregado para que se torne mais leve”, disse Fotis Pagoulatos, um arquiteto naval baseado em Atenas, que já participou de operações de salvamento anteriores. “Isso pode levar dias.” Partes do Canal de Suez de 120 milhas.
The Wall Street Journal 25 Mar 2021 BY COSTAS PARIS AND JARED MALSIN