Formado por mais de 500 colaboradores voluntários, o Grupo Brigada de Emergência da Cocamar está sempre pronto para agir com preparo e rapidez tanto na eventualidade de um incidente quanto no combate de um incêndio.
Os integrantes do grupo participam de treinamentos e capacitações com técnicos/ especialistas, para saber lidar com situações adversas como o surgimento de um foco de incêndio, primeiros socorros, por exemplo, impedindo sua propagação até a chegada dos bombeiros.
“Graças ao comprometimento de cada Brigadista dos mais diversos setores, Unidades e indústrias da cooperativa, podemos afirmar que esses colaboradores estão sempre prontos para atuar. Percebemos em ações de simulados, a importância de estarmos alinhados e bem preparados para qualquer tipo de ocorrência. Como sempre digo, o melhor procedimento de emergência, com certeza, é o investimento em prevenção”, comenta o coordenador de Segurança do Trabalho, Elvis Pavan Gomes.
O que nem todos sabem é que, além de sua importância para a Cocamar, a Brigada é também estratégica para a comunidade no entorno da cooperativa.
Segundo Gomes, ela pode ser acionada a qualquer momento através do PAM – Plano de Auxílio Mútuo, pelas autoridades para prestar apoio em ocorrências de grande porte.
O PAM é uma associação voluntária entre empresas e poder público voltada a ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes nas áreas das empresas. O objetivo é trazer maior segurança a funcionários e população do entorno, além de diminuir danos e prejuízos decorrentes de sinistros.
O que aconteceu na madrugada de 10 de agosto, por volta de 3h40, ilustra bem: o Corpo de Bombeiros entrou em contato com Gomes para solicitar ajuda, com a estrutura da Cocamar, no combate ao incêndio que se alastrava em um shopping atacadista na PR-317. Sem perda de tempo, a cooperativa disponibilizou água que abasteceu caminhões-pipa, recarregou mais de 48 cilindros de equipamentos de proteção respiratória (EPRs) para garantir suporte aos combatentes do fogo e participou, ainda, com mão de obra técnica para avaliação do local da cena, retirada dos cilindros autônomos e divisão para recargas.
“A Cocamar, assim como outras duas dezenas de grandes empresas da cidade, faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), em que as mesmas, atuando com sinergia, agilizam recursos profissionais e materiais para o atendimento a demandas do gênero, a grande ferramenta é a articulação e integração entre as diversas empresas”, declarou o coordenador.
“Não raro, a parceria com as autoridades é tão efetiva nessa área que as empresas se propõem a colaborar até mesmo com sugestões, um olhar de fora, para o aperfeiçoamento dos serviços de prevenção e correção”, completou, Gomes.
O reconhecimento à presteza e à qualidade do apoio oferecidos pela Cocamar no enfrentamento de sinistros de grande porte, como o incêndio ao shopping, é expressado por meio de simpáticas mensagens, como a que o coordenador recebeu de uma autoridade: “Sem a ajuda da Cocamar, não iríamos ter efetividade no combate desse incêndio, o apoio e a integração desse trabalho foram fundamentais. O fato de terem feito a recarga dos EPRs, em um bom tempo resposta, nos ajudou a acessar o incêndio com maior segurança.
Fonte: COCAMAR – 21/08/2020