A retirada de licenças de exportação para a China ocorre em meio ao aumento dos casos de covid-19 entre os trabalhadores de frigoríficos brasileiros. Em um movimento ainda confuso para os frigoríficos brasileiros, a China suspendeu a habilitação de três abatedouros que estavam autorizados a exportar ao país e tiveram casos de covid-19 entre funcionários. A decisão, tomada nos últimos dias, ampliou o temor com a imprevisibilidade do parceiro comercial.
O ministério da Agricultura disse que busca os motivos da suspensão junto a um órgão do governo chinês, e que negocia para que haja uma retomada das exportações de parte dessas empresas.
“Não nos foram apresentados formalmente os motivos das suspensões”, disse o ministério.
A pasta também afirmou que “suspendeu voluntariamente” a exportação para China de um estabelecimento que teve suas atividades paralisadas em função de decisão judicial relacionada aos procedimentos de prevenção e controle da Covid-19 entre seus trabalhadores.
“O Mapa está buscando junto à GACC as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China”, afirmou a pasta em comunicado.
No final de semana, o governo brasileiro suspendeu a autorização para que a carne de frango produzida no abatedouro da JBS em Passo Fundo (RS) seja exportada à China. Já a brasileira Agra Agroindustrial De Alimentos, de Mato Grosso, interrompeu voluntariamente exportações de carne bovina ao país, depois de uma infecção pelo vírus entre sua força de trabalho.
As informações foram extraídas do G1, Portal Terra e Valor Econômico, 30/06/2020