Com objetivo de conter a disseminação do Covid-19, a campanha “Cooperar em todo tempo”, da Integrada, doou, na última semana de maio, 1.200 folhas de mantas de SMS (material sintético) ao projeto “UEL contra o Coronavírus”. Com o material, serão confeccionadas cerca de 19,2 mil máscaras. As unidades deverão ser destinadas ao Hospital Universitário (HU) de Londrina (PR).
Entrega – As mantas foram entregues para a instituição pelo diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho e pelo gerente da área de relacionamento da cooperativa, Marcelo Peluso. Para Sanches Filho, este é o momento de ajudar e a cooperação move o sistema cooperativista, colaborando para a proteção e segurança de pacientes e profissionais da área da saúde.
Novo modelo – O novo modelo de máscara, voltado exclusivamente para profissionais da saúde, foi desenvolvido por professores dos Departamentos de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e de Design, do Centro de Educação e do departamento de Comunicação e Artes (CECA). Danielly Negrão, docente do curso de enfermagem da UEL, e uma das integrantes do projeto, explica que o SMS é muito utilizado em centros cirúrgicos.
Outros materiais – Devido à falta de máscaras voltadas para os profissionais da saúde, os pesquisadores da universidade estudaram a utilização de outros materiais para a confecção das máscaras. O trabalho resultou no desenvolvimento e produção de um novo modelo de máscara – com a mesma segurança – que poderá substituir o tradicional utilizado em hospitais.
Demanda – A doação da Integrada, explica Danielly, veio em boa hora, já que o sistema hospitalar tem demandado muitas máscaras. A ideia, conta a professora, é inovadora e pretendem continuar até que haja demanda.
Ações – O Coronavírus evidenciou ainda mais a força da solidariedade presente no cooperativismo. Já o início da pandemia, a Integrada doou 8 mil máscaras para os hospitais Universitários de Londrina, Maringá e Cascavel. O retorno veio em forma de agradecimento por parte das entidades que reconheceram a preocupação e os cuidados da Integrada com a comunidade.
Máscaras e aventais – A regional da Integrada em Cornélio Procópio (PR) também doou, no início da pandemia, 210 metros de tecido para a confecção de máscaras e aventais. No mesmo município, com o apoio cooperado Paulo Geraix, a Integrada, junto com a Spraytec, foram destinados 300 litros de álcool gel para Santa Casa e outros 200 litros para o Instituto do Rim. Além de dezenas de outras doações de máscaras, destinadas a instituições de saúde localizadas nas áreas de atuação da cooperativa.
Mais doações – Nos próximos dias, a Integrada efetuará novas doações, atendendo 40 hospitais, localizados em 34 municípios nos estados do Paraná e São Paulo, com aproximadamente 9 mil litros de álcool gel, produto essencial no combate à Covid-19.
Pilar – A comunidade é um dos pilares essenciais do sistema cooperativista. O diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, afirma que a Cooperativa está trabalhando com afinco para suprir as necessidades da população, principalmente, no fornecimento de alimentos, e segue atenta às recomendações de segurança dos órgãos competentes, para proteção dos colaboradores, cooperados, clientes, parceiros e comunidade.
(Imprensa Integrada) Terça, 09 Junho 2020 07:46