Segundo o Ministro da Saúde o Senhor Luiz Henrique Mandetta do governo Jair Messias Bolsonaro, os frigoríficos não podem parar, há de haver continuidade do abastecimento segundo ele que já entrou em contato com a Ministra da Agricultura a Senhora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, para que seja preservado o corredor logístico do alimento para todas as cidades do Brasil
De acordo com Mandetta, o desabastecimento pode causar um mau social ainda mais preocupante. Fotos em redes sociais já se mostram vazias as prateleiras dos supermercados, tanto de alimentos básicos como também de higiene pessoal.
É normal a preocupação da população diante dos alarmantes casos de Covid-19 pelo mundo, e de como o contágio é rápido. Muitos profissionais e empresários estão tomando medidas de contenção, algumas áreas fazem trabalhos remotos mas, o que dizer dos que manipulam alimentos, dos que produzem óleo, carne, alimentos de forma geral, como esses profissionais podem se preservar e ainda, preservar estes alimentos sem infectá-los, sem se afastarem das usinas de beneficiamento?
De acordo com a Unimed quando apresentou um quadro entre perguntas e respostas, nos deu uma muito intrigante: ” Dito isto, COVID-19 e outros coronavírus foram detectados nas fezes de certos pacientes, portanto, atualmente não podemos descartar a possibilidade de transmissão ocasional de manipuladores de alimentos infectados.”
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/coronavirus-e-covid-19-perguntas-e-respostas
Os fatos são alarmantes, muito mais ainda a imposição destes profissionais para manter abastecidos estes mercados. Quais providência se tomaria neste caso? A preocupação vai além de uma regra já estabelecida de segurança do trabalhador, mas indo entre a segurança deste e a de quem virem se alimentar da sua produção.
Diante desta preocupação da diretoria sindical juntamente com o Presidente do Sintracoop, Sintrascoopa e Presidente da Fenatracoop, Mauri Viana, já declarado em vídeo neste site, irá dialogar juntamente com a diretoria das cooperativas para ver o que será feito nestes próximos dias. Toda equipe Sindical estão empenhado em proteger o nosso trabalhador.
Marisa Menezes – 17/03/2020 – ás 20:30