Começa o planejamento da campanha salarial e o calendário de ações que conta com as datas para o Congresso, assembleias e também as pautas para negociações sobre (ACT) Acordo Coletivo de Trabalho de 2019/2020 do Sintracoop no Paraná para 15 de março de 2019 . Dentro destas expectativas foram analisados os projetos realizados, sendo aprovada a ampliação do programa: “Saúde do Trabalhador”, e também um novo programa de eventos com novas opções, para o “Turismo do Trabalhador“.
Para saber mais sobre o planejamento da Fenatracoop, Sintracoop e Sintrascoopa assista ao vídeo em que o presidente Mauri Viana fala com detalhes sobre os pontos decididos na reunião.
O planejamento para o ano de 2019 fora debatido pelos sindicatos: Sintrascoopa e Sintracoop, para analisar as expectativas e necessidades dos associados, e sobre esta ótica, iremos conduzir as negociações e os projetos a serem aprovados, melhorados ou ampliados pelo Sintracoop.
“Nós agendamos os congressos e assembleias para darmos início às negociações, em 15 de março faremos uma assembleia com os trabalhadores para a extração do Rol de Reivindicações e vamos negociar até junho com o patronal, onde faremos um grande congresso para aprovação ou não do que foi negociado, se a categoria aceitar ou se entraremos com dissidio ou greve. Não vamos estender as negociações. Após o fechamento da Convenção Coletiva partiremos para a negociação dos Acordos Coletivos diretamente com as cooperativas”, explicou Mauri.
Durante o encontro foi apresentado um balanço das atividades em 2018 e a previsão para 2019, onde foi estabelecido um calendário para as negociações salariais.
Além do planejamento anual, a reunião também discutiu a questão das delegacias e remanejamento de delegados. Mauri ressaltou que quando muitos sindicatos estão fechando portas e demitindo funcionários, a nossa categoria se manteve firme sem fechamento de delegacias e garantindo os empregos, mesmo com dificuldades.
“Nós mantivemos todas as nossas delegacias em pleno funcionamento e nossos funcionários continuam conosco, é difícil uma categoria que tenha conseguido isso, mas foi resultado do nosso planejamento, de estarmos preparados para enfrentar a crise. Estamos vendo a cada dia a extinção dos órgãos defesa do trabalhador, por isso é necessário que os sindicatos, que não dependem de dinheiro e não são tutelados pelo governo, mantenham-se em pé, pois será a única trincheira de defesa dos trabalhadores que restará”, alertou.
Dentro de algumas novidades, em breve os trabalhadores terão acesso a mais um ônibus da acupuntura que deve atender ainda mais trabalhadores. Um projeto que tem trazido inúmeros resultados com a cura de enfermidades, diminuição dos atestados e mais qualidade de vida aos funcionários das cooperativas. E outro programa de eventos para o Turismo do Trabalhador.
SintracoopColaborador com as informações da Equipe Fenatracoop 24/02/2019 ás 18:53