Cerca de 40
estudantes do curso de Turismo e Meio Ambiente da Fecilcam – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão estarão em Goioerê para realizar um levantamento que vai apontar as potencialidades locais. Essa ação faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo para fortalecer o setor comercial e industrial, além de identificar mecanismos para incentivar o turismo.
O projeto para a elaboração do Inventário Turístico será coordenado pela professora Annmaria Artigas, que conta que o levantamento tem como objetivo identificar os atrativos, serviços, equipamentos, infraestrutura, meios de acesso, variáveis gerais – fornecedores, concorrentes, clientes, mão-de-obra, entidades de classe – e variáveis operacionais – características sócio-econômicas, tecnológicas, legais e políticas da localidade.
Segundo a secretária de Indústria e Comércio Andréia Umbelino, este documento será utilizado não só pelo poder público a fim de obter subsídios para planejamento turístico sustentável, assim como turistas em busca de informações sobre a região, estudantes para realização de pesquisas e estudos, empreendedores com objetivo de ter maiores informações sobre o local que pretende abrir empreendimento turístico ou não, imprensa e outros interessados.
Andréia ressalta que essas informações serão de suma importância para elaboração de um planejamento de desenvolvimento da cidade. “Será um estudo bastante completo abrangendo todos os setores. Durante todo o ano a cidade de Goioerê se tornará alvo de estudo desses acadêmicos da Fecilcam”, destacou ela acrescentando que o resultado deste estudo abrirá portas para novos investimentos.
A coordenadora Annmaria Artigas adianta que no dia 15 de abril os acadêmicos estarão em Goioerê realizando a primeira atividade in loco, uma vez que um levantamento prévio já vem sendo feito pelos estudantes do 3º ano deste o início do ano letivo. “Este estudo segue orientações do Ministério do Turismo e, é realizado desde 2006 em todos os estados do Brasil. No Paraná, diversas cidades já participaram deste projeto, mas Goioerê será a primeira na Comcam”, citou.
Ela ressalta que este trabalho abrangerá todo o município, e necessitará da colaboração de todos os residentes de Goioerê. Este estudo identificará as atividades que a cidade tem a oferecer aos seus moradores e visitantes. “Os estudantes visitarão todos os restaurantes, hotéis, espaços para eventos, parques, praças, mas também o comércio, as indústrias, clínicas, escritórios, órgãos públicos, entre outros grupos e entidades”, disse ressaltando que o trabalho acontecerá também na área rural, com o objetivo de encontrar atrativos turísticos como cachoeiras, rios, lagos, trilhas e também atrativos culturais como as festas regionais, gastronomia local, manifestações religiosas, entre outras.