Atuais chefes do Executivo tentarão permanecer no cargo em 40% das prefeituras que fazem parte da Amusep.
No próximo domingo (7), alguns prefeitos da região de Maringá tentarão permanecer em seus cargos para mais uma gestão. Somente na área da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que reúne 30 cidades, 12 chefes do executivo tentarão a reeleição.
Em cinco cidades, os atuais prefeitos terão dois adversários. Depois de herdar a vaga de Milton Martini (PP), cassado em 2010, Carlos Alberto de Paula (PDT) disputa a prefeitura de Sarandi com o professor Adauto da Silva (PT) e Walter Volpato (PSDB).
Já em Uniflor, Antônio Zanchetti Neto, que trocou o PP pelo PSD terá como adversários José Carlos Pagliaci (PTB) e Miguel Pettenazzi (PP).No entanto, segundo o DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Pettenazzi permanecia impugnada com recurso até a tarde desta sexta (5).
Em Itambé, Antonio Carlos Zampar (PT) disputa a permanência no cargo com João Cabrera (PMDB) e Vitor Fedrigo (DEM). Em Mandaguaçu, Ismael Fouani (PSD) enfrenta Maurício Aparecido da Silva (PSB) e Sigmar Navachi (PT). O chefe do Executivo de Ourizona, Janilson Donasan (PP) tem como adversários Laerte Chiorato (PT) e Paulo Marques (PMN).
Nas demais cidades, o atual prefeito terá apenas um candidato de oposição. Em Ângulo, Pedro Vicentin (PPS) – que assumiu a prefeitura após a morte de Moisés da Silva (PP) – terá como adversário Rubens Romano (PSB). Em Astorga, Arquimedes Ziroldo “Bega” (PTB) enfrenta Carlos Keide (PSC).
Já em Marialva, Edgar Silvestri, o “Deca” (PSB) tenta se reeleger disputando contra Victor Celso Martini (PP), que assumiu a disputa no lugar de João Martini, (PP), que teve candidatura indeferida.
O prefeito de Iguaraçu, Manoel Abrantes Neto, o “Nelinho” (PSDB) terá como oponente Sebastião Aurélio da Silva (DEM). Em Itaguajé, Jairo Perron (PMDB) – que tomou posse este ano no lugar de Rubens Amorin (PMDB)- enfrenta nas urnas o candidato do PTB, Crisogono Noleto e Silva Júnior , o “Juninho”.
Em Lobato, Fábio Chicarolli (PR) tem como adversária Tânia Costa (PMDB) . Por fim, o atual prefeito de Nossa Senhora das Graças, José Otávio Rigieri (PSDB) enfrenta João Pineli Pedroso (PMDB).
Fonte: Gazeta Maringá – por: Marcus Ayres